Geral
Alunos do curso Técnico do Senac encerram ciclo com formatura em Bonito
Segunda-feira, 27 Maio de 2019 - 10:05 | Redação
Alunos do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac de Aquidauana, modalidade a distância, concluíram no mês de abril a qualificação de um ano e encerram o ciclo com a formatura na cidade de Bonito, polo de turismo do Estado, na próxima quinta-feira (30). A operação dos cursos técnicos a distância está centralizada no Departamento Regional do Rio Grande do Sul. O evento contará com a presença da coordenadora dos cursos de rede EAD do Rio Grande do Sul, Mariana Hoff.
Ao todo, 58 alunos de Campo Grande, Bonito e Bodoquena concluíram o curso, que tem carga horária de 800h, sendo 80% a distância, em ambiente virtual, e 20% presencial, em polos de apoio. As atividades foram realizadas de forma individual, em grupo online, e no Senac Aquidauana, com estudos de caso, questões discursivas, além de atividades práticas.
Os alunos contaram com apoio de tutor EAD, que presta assistência e faz o acompanhamento online do aluno, e um tutor presencial, responsável pela orientação da aprendizagem dos alunos nos momentos presenciais, que foram realizados no Senac Aquidauana, com aulas uma vez por mês. Também foram realizadas viagens técnicas planejadas como city tour em Aquidauana, em Bonito, viagem a Foz do Iguaçu e para São Paulo.
“A visita técnica é uma forma de desenvolver a competência do aluno, para verificar na prática o trabalho do guia de turismo. Eles são acompanhados e avaliados por uma tutora e por um guia de turismo local, que apontam acertos, o que precisa ser melhorado, e todos os detalhes necessários a um bom guia. Tudo isso faz parte da metodologia do Senac, que trabalha a teoria e a prática articuladas. Os alunos saem preparados para o mercado de trabalho”, explica a gerente do Senac em Aquidauana, Ana Olíria Ferreira Alves.
O curso tem duração de um ano e é uma exigência para quem pretende atuar como guia de turismo no Brasil. Para a aluna Valquíria Souza Pires, que mora em Bonito, cidade conhecida pelos atrativos naturais e que recebe milhares de turistas todos os anos, o curso é uma oportunidade para ampliar sua qualificação profissional, já que atualmente trabalha na Gruta do Lago Azul, importante atrativo da região. “Quis ampliar minhas possibilidades de trabalho, podendo atuar como guia de turismo. Estou muito satisfeita com a escolha que fiz, esse aperfeiçoamento com a prática é fundamental para sairmos preparados para atender à necessidade do mercado de trabalho”, diz.
O curso - O guia de turismo é o responsável pela recepção, condução, orientação e assistência de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbito local, regional e nacional. O profissional informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos. Apresenta e organiza roteiros de visitas e itinerários turísticos, considerando os interesses e as necessidades do visitante. Atua em organizações públicas e privadas do segmento do turismo, tais como agências de viagem, operadoras turísticas, museus, centros culturais, parques naturais e temáticos, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 19:05 Orientação para organizadores de eventos na Capital
- Infraestrutura - 18:33 Três Lagoas reforça limpeza de bueiros para prevenir enchentes
- Pedro Gomes - 18:07 Homem descumpre medida protetiva em favor de jovem e é preso
- Saúde - 17:52 Bosque dos Ipês promove ação do Outubro Rosa com exames gratuitos
- Saúde - 17:35 STF forma maioria contra atuação de enfermeiros em aborto legal
- Campo Grande - 17:17 Vídeo: Suspeito é preso após tentativa de furto à joalheria
- Segurança - 17:00 Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Guarda Municipal
- Saúde - 16:45 AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil
- Violência contra a mulher - 16:24 Quatro agressores de mulheres são presos em Três Lagoas
- Economia - 16:05 Concessionária Energisa lança Plano Fixo para conta de luz em MS