Geral
Águas treina colaboradores dos laboratórios e da ETE sobre amostragem
Esse treinamento é fundamental, pois uma amostra que chega ao laboratório tem a coleta como sua primeira etapa
Sábado, 20 Julho de 2024 - 15:59 | Redação

Os colaboradores dos laboratórios da água e efluentes e os coletores da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Águas Guariroba participaram, nesta semana, de um treinamento de coleta. O objetivo dessa capacitação é manter o serviço de excelência que já é executado em todas as unidades de laboratórios e tratamento da concessionária.
“Esse treinamento é fundamental, pois uma amostra que chega ao laboratório tem a coleta como sua primeira etapa. E ela sendo realizada da forma correta e dentro de todas as normas, vai garantir os resultados. Por isso é fundamental que os coletores conheçam essas boas práticas”, explicou Karina Goulart, coordenadora de laboratórios da Águas Guariroba.
O treinamento foi realizado em três dias e ministrado pelo consultor Alexandre Marinho, da ABNT NBR ISSO/IEC 17025:2017. Marinho é um dos autores da norma de coleta do Inmetro. Na parte prática, o treinamento teve foco nas técnicas de coleta de todos os tipos de matrizes: água potável, efluentes brutos, tratados, águas superficiais e subterrâneas. “Isso para que a gente possa de fato garantir que o resultado seja confiável, atendendo as legislações e órgãos fiscalizadores”, completa Karina.
O coletor do laboratório de efluentes, Silvio Vieira, participou do treinamento e ressaltou a importância da constante evolução para a rotina do dia a dia. “O treinamento é importante, porque agrega um valor e um conhecimento para nossa rotina, para que a gente possa entregar um serviço de qualidade no laboratório e para que as análises tenham mais precisão e mais assertividade”, afirma.
Últimas Notícias
- Bolsa Família - 18:05 Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6
- Saúde - 17:45 Cura de câncer de próstata pode chegar a até 98%
- Violência doméstica - 17:35 Homem agride companheira grávida e é preso em Ladário
- Campo Grande - 17:02 Mulher é liberada após sequestro e articulador é preso
- Comunicação - 16:50 Rede MS restabelece sinais de televisão e rádio
- Tragédia - 16:39 Corpos são resgatados no Rio Sucuriú
- Política - 16:04 Deputado passará por cirurgia para retirada de câncer nesta terça-feira
- Mato Grosso do Sul - 15:50 MS defende segurança pública brasileira com olhar regional
- Obras - 15:30 Prefeitura realiza obra de contenção em novo trecho da Av. Ernesto Geisel
- Novembro Azul - 15:05 Cura de câncer de próstata pode chegar a até 98%

