Geral
Águas treina colaboradores dos laboratórios e da ETE sobre amostragem
Esse treinamento é fundamental, pois uma amostra que chega ao laboratório tem a coleta como sua primeira etapa
Sábado, 20 Julho de 2024 - 15:59 | Redação

Os colaboradores dos laboratórios da água e efluentes e os coletores da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Águas Guariroba participaram, nesta semana, de um treinamento de coleta. O objetivo dessa capacitação é manter o serviço de excelência que já é executado em todas as unidades de laboratórios e tratamento da concessionária.
“Esse treinamento é fundamental, pois uma amostra que chega ao laboratório tem a coleta como sua primeira etapa. E ela sendo realizada da forma correta e dentro de todas as normas, vai garantir os resultados. Por isso é fundamental que os coletores conheçam essas boas práticas”, explicou Karina Goulart, coordenadora de laboratórios da Águas Guariroba.
O treinamento foi realizado em três dias e ministrado pelo consultor Alexandre Marinho, da ABNT NBR ISSO/IEC 17025:2017. Marinho é um dos autores da norma de coleta do Inmetro. Na parte prática, o treinamento teve foco nas técnicas de coleta de todos os tipos de matrizes: água potável, efluentes brutos, tratados, águas superficiais e subterrâneas. “Isso para que a gente possa de fato garantir que o resultado seja confiável, atendendo as legislações e órgãos fiscalizadores”, completa Karina.
O coletor do laboratório de efluentes, Silvio Vieira, participou do treinamento e ressaltou a importância da constante evolução para a rotina do dia a dia. “O treinamento é importante, porque agrega um valor e um conhecimento para nossa rotina, para que a gente possa entregar um serviço de qualidade no laboratório e para que as análises tenham mais precisão e mais assertividade”, afirma.
Últimas Notícias
- Corumbá - 17:50 Monitorado por tornozeleira por descumprir medidas protetivas
- Educação - 17:30 Inscrições para o Enamed estão abertas; prazo segue até 18 de julho
- Política - 17:00 Pleito antecipado elege Mesa Diretora da Câmara para biênio 2027-2028
- Solidariedade - 16:54 Musicista pede doações para bancar cirurgia
- Prejuízo de R$ 100 mil - 16:44 Trio é preso em Operação Última Forma
- Poder Judiciário - 16:01 TJMS alcança 75% de acordos em audiências pré-processuais no 1º semestre
- PRF - 15:49 Carga de milho esconde 2,2 toneladas de maconha
- Poderes - 15:39 Deputados aprovam LDO que prevê R$ 27 bilhões para 2026 em MS
- Condenação - 15:10 Réu por estuprar idosa é condenado
- Educação - 14:50 Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor