Geral
Agesul implanta 18 desvios na MS-228 para cascalhar rodovia
Quinta-feira, 21 Fevereiro de 2019 - 19:35 | Redação
O Governo de Mato Grosso do Sul iniciou a execução dos desvios na MS-228, entre a Curva do Leque e o Morro Grande, no Pantanal de Corumbá, para viabilizar o transporte de resíduos de minério de ferro a ser usado no cascalhamento de 40 Km da rodovia, já implantados no ano passado.
A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) definiu 18 pontos para as intervenções, nos quais o tráfego será retirado das pontes de madeira, que suportam apenas 15 toneladas, e deslocado para trechos laterais, onde estão sendo construídos aterros com tubulações sobre as vazantes.
A obra é necessária, segundo o chefe da residência da Agesul em Corumbá, Luiz Mário Anache, para preservar as pontes, evitar acidentes e garantir o transporte do minério. O volume de material é estimado em 250 mil toneladas e será extraído de uma jazida no distrito de Albuquerque, na MS-432.
Travessia de balsa -Inicialmente, os desvios estão sendo implantados no trecho de 30 Km entre o Morro Grande e o Porto da Manga, num total de cinco. Da Manga, onde a travessia do rio Paraguai é feita por balsa, são mais 20 Km de estrada até a Curva do Leque (entroncamento entre as MS 228 e 184), com 13 desvios.
A Agesul informou que uma nova balsa foi contratada para operar no Porto da Manga durante a movimentação do minério, permitindo até cinco caminhões por travessia, para acelerar o serviço de cascalhamento da MS-228. A obra foi definida como prioridade pelo governador Reinaldo Azambuja.
A balsa deverá operar a partir da primeira semana de março, período em que a implantação dos desvios no primeiro trecho estará adiantada, permitindo a passagem dos caminhões. A urgência no transporte do minério deve-se, também, ao fator cheia, que inunda essa região do Pantanal entre maio e julho.
Interligando os pantanais - Os 40 Km da MS-228 implantados correspondem ao trecho da Curva do Leque à fazenda Alegria, região de produção bovina e ecoturismo. O serviço de terraplenagem na via, de grande concentração de areia, foi concluído em 2018. O revestimento com minério de ferro dependia de licença ambiental, liberada em janeiro deste ano.
O Governo do Estado investe R$ 8,5 milhões na obra, com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário (Fundersul). Além da implantação de 40 Km da MS-228, estão sendo executados outros 19 Km da mesma rodovia, entre a Vazante do Castelo e a fazenda Conceição, interligando os pantanais de Aquidauana e Rio Verde. Também foram implantados com aterro 34 Km da MS-423, descendo a Serra da Alegria (Rio Verde) até a fazenda Morrinho (Corumbá).
Os investimentos na Rota Pantaneira ultrapassam R$ 40 milhões e está projetada também a implantação da MS-214, interligando os pantanais do Paiaguás e Nhecolândia, até a ponte de concreto sobre o rio Taquari, entre Coxim e Corumbá.
Numa segunda etapa, será implantada a estrada que liga a ponte do Taquari à Serra da Alegria, completando uma logística que vai tirar o homem pantaneiro do isolamento, fomentando a pecuária e o turismo.
Últimas Notícias
- Brics - 18:35 Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro
- Encontro - 18:10 Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica
- Ataques - 17:50 Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina
- "UFC Campão" - 17:45 Lutas clandestinas na Capital são investigadas
- Política - 17:30 'Segura o André!': Sessão na Câmara tem gritos e confusão; veja vídeo
- Com cinco rajadas - 17:00 Jovem é executado a tiros de munição restrita
- Polícia Rodoviária Federal - 16:50 Carga de prata é apreendida sem documentação
- Concurso Público Nacional Unificado - 16:30 CNU 2025 tem mais de 100 mil inscritos em menos de 24 horas
- Doenças respiratórias - 16:10 Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados
- Política - 16:00 LDO da Capital é aprovada com 275 emendas dos vereadores