Geral
Acordo tenta melhorar transporte escolar em MS
Termo de cooperação foi firmado entre o TCE e 14 instituições estabelecendo diretrizes e normas
Segunda-feira, 04 Dezembro de 2023 - 14:19 | Redação

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul firmou na manhã desta segunda-feira, 4 de dezembro, um Termo de Cooperação com 14 instituições que estabelece as diretrizes e as normas sobre o acesso ao transporte escolar pelos alunos da rede estadual de ensino residentes na zona rural e institui o Programa Estadual de Transporte Escolar do Estado.
O serviço é considerado um ponto sensível no Estado com vários incidentes registrados. Na quinta-feira passada, 30 de Novembro, um ônibus escolar do município de Costa Rica/MS pegou fogo, na zona rural, região da Baús.
O Termo de Cooperação é fruto da necessidade de proporcionar um trânsito seguro aos usuários nas vias, uma vez que constitui transporte especializado de crianças, e da necessidade de integração dos órgãos responsáveis pela concessão dos serviços, pela capacitação dos condutores, pela autorização de tráfego, pela inspeção e pela fiscalização para a proteção das vidas e extinção das irregularidades dos veículos e dos condutores desses veículos que não preencherem os requisitos legais exigidos.
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul será o coordenador dos trabalhos cabendo a ele coordenar a Comissão Técnica da Gestão do Transporte Escolar; quando necessário, convocar reuniões mensais da Comissão; convocar os integrantes verificação in loco, nos municípios da situação dos veículos e dos condutores, fiscalizar a regulamentação das atividades do Transporte de Escolares nos municípios, a fim de cumprir o que determina o Código de Trânsito Brasileiro

- CTB; solicitar e verificar os documentos dos Jurisdicionados fiscalizados, promover parcerias com os municípios e entidades para viabilizar capacitações em busca da melhoria no transporte escolar na área urbana e rural do Estado de Mato Grosso do Sul.
O presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, ressaltou a importância da união dos esforços para a gestão do transporte escolar. “Nós temos que construir um projeto diferenciado para o nosso Estado a fim de que ele se torne exemplo para os demais Estados. Temos uma extensão imensa no pantanal e é desumano uma criança ficar dentro de um ônibus cinco, seis, sete horas... às vezes fica mais tempo no trajeto do que na própria sala de aula. A cooperação de todos nós com sugestões, opiniões e soluções vai nos possibilitar oferecer um transporte à essas crianças com mais respeito, dignidade e amor”.
O presidente da União dos Dirigentes Municipais de educação do MS, Guerino Perius, enfatizou que “a responsabilidade de lidar com essas crianças é muito grande. Precisamos tirar de circulação esses ônibus sem qualidade. Acho que esse Termo representa um grande avanço e, todo muito colaborando, fiscalizando, teremos uma grande educação.”
O procurador-geral do Ministério Público, Alexandre Magno Benites de Lacerda, agradeceu o TCE pela iniciativa. “Quero parabenizar a Corte de Contas e reafirmar que é muito importante essa cooperação. O Ministério Público já de longa data colabora com essa fiscalização e estamos prontos para somar esforços."

Para o secretário de educação do Estado, Hélio Daher, a qualidade do transporte interfere diretamente no aproveitamento escolar do aluno. “Nós adultos quando fazemos uma viagem longa e ficamos muito tempo dentro de um veículo ficamos extremamente cansados. Imagina uma criança que acorda todos os dias quatro e meia da manhã e fica longo período no ônibus para chegar à escola. Um ônibus sem qualidade expõe essa criança a insegurança e ao cansaço. Para a educação, além da garantia da segurança é muito importante atentar para a qualidade porque isso vai refletir diretamente na aprendizagem na escola”.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060