Geral
Ação da Cidadania e Cufa lançam campanha para ajudar os yanomami
Governo federal declarou emergência em saúde em território Yanomami
Segunda-feira, 23 Janeiro de 2023 - 16:33 | Agência Brasil

As organizações não governamentais (ONGs) Ação da Cidadania e Central Única das Favelas (Cufa) lançaram campanha de doação para ajudar no enfrentamento à situação de emergência sanitária dos povos que vivem na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
De acordo com a Ação da Cidadania, é preciso agir urgentemente para levar alimentos para o povo Yanomami: “570 crianças yanomami morreram de fome nos últimos quatro anos e centenas de yanomami idosos e crianças estão em situação de desnutrição aguda, e esse número pode ser bem maior já que os órgãos que deveriam monitorar a situação foram completamente desestruturados”.
A ONG informou que está trabalhando em ação coordenada junto aos órgãos do governo federal, como o Ministério do Desenvolvimento Social e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), entidades militares e locais para levar alimentos para os yanomami.
A Cufa se uniu à Frente Nacional Antirracista para promover um mutirão solidário para arrecadação de alimentos para os yanomami. Algumas lideranças das duas ONGs vão para Roraima acompanhar in loco a mobilização e a distribuição das doações.
“Não podemos ter informação do que está acontecendo com os yanomami e ficar de braços cruzados. Vamos usar toda a nossa capilaridade e capacidade de mobilização, como já fizemos em outras campanhas para ajudar ao máximo possível”, disse, em nota, Kalyne Lima, copresidenta da Cufa.
Quem quiser participar, pode doar nas sedes físicas da Cufa nos mais diversos lugares do país, pois nesta semana, estão saindo caminhões com doações de todo o Brasil rumo a Roraima, pelo pix ou pela vakinha.
“A nossa luta é por todos os povos. Não podemos ver o sofrimento desses irmãos indígenas, tão importantes para a construção da nossa sociedade, e não fazermos nada. A Frente Nacional Antirracista está junto com os yanomami”, afirmou Anna Karla Pereira, coordenadora da frente.
Últimas Notícias
- Nota de Repúdio - 12:12 Defensoria repudia grito de guerra violento de novos soldados da PM
- Polícia Militar - 11:53 Passageiro de ônibus é preso transportando skunk em Corumbá
- Meio Ambiente - 11:32 Governo suspende queima controlada até Novembro no Estado
- Comunicação - 11:15 Três Lagoas amplia rede de Wi-Fi público 'TresLagoar' na cidade
- Programa Recomeçar - 10:51 Prefeitura amplia acesso a moradia para famílias de pessoas com microcefalia
- Aniversario de CG - 10:32 Desfile dos 126 anos de Campo Grande já tem inscrições abertas
- Saúde - 10:15 Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde gratuitamente
- Acidente - 09:52 Condutora diz que não viu moto em acidente
- Tentativa de homicídio - 09:17 Mulher é baleada no Parque do Lageado
- Fronteira - 09:00 Hospital Regional de Ponta Porã será investigado pelo Ministério Público