• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Acadêmicos de universidade pública apresentam musical Rei Leão BR-PY

História se passa em alguma comunidade na fronteira entre Brasil e Paraguai

Sexta-feira, 28 Abril de 2023 - 19:52 | Redação


Acadêmicos de universidade pública apresentam musical Rei Leão BR-PY
(Foto: Divulgação)

Imagine a história do Simba e seus amigos, mas que, ao invés de ser ambientada em uma savana africana, se passa em alguma comunidade na fronteira entre Brasil e Paraguai e, no lugar de leões, suricate e javali, os personagens principais são pessoas. Essa é a proposta do espetáculo O Rei Leão BR-PY, primeiro musical da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A 13ª turma de Artes Cênicas fará a apresentação entre os dias 4 e 6 de maio, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser reservados pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/o-rei-leao-br-py/1970307.

De acordo com a produção, o trabalho não é apenas sobre personagens humanizadas próximas ao contexto de fronteira, mas um teatro performativo que convida o público a mergulhar em um musical multifacetado, contemporâneo, irregular e envolvente entre realidade e fantasia. A trilha sonora do musical parte das músicas em suas versões originais, de Elton ohn e Tim Rice, mescladas com interferências gravadas e as que serão feitas ao vivo. Entre novas batidas, contrabaixos e cantos, o grupo também inseriu canções que não fazem parte do original, algumas com reescrita para abarcar o contexto da adaptação BR-PY. E, sim, o público pode esperar arranjos em ritmo de reggaeton.

De acordo com o diretor, Markus Chaves, no início do trabalho de pesquisa, a escolha já foi de buscar alternativas para trazer a história para perto, para o Brasil, e ambientar O Rei Leão em uma comunidade periférica foi a primeira descoberta em grupo. “Pensamos na região onde estamos inseridos enquanto UFGD e em como seria rico abarcar a história em um lugar fictício entre o Brasil e o Paraguai. Também encontramos no gênero reggaeton um mote possível para potencializar nossas pesquisas. Desde o final do ano passado, nossas experimentações abarcam essas relações para trazer à realidade da nossa comunidade local, para que a gente adapte um clássico musical e trabalhe, também, questões que são muito próximas a nós”, explica o professor, que entregou, ainda, um spoiler sobre a peça: O Rei Leão BR-PY contará com a participação especial e afetiva de um pequeno grupo da Orquestra UFGD, em uma cena mesclada com instrumentos acústicos.

Essa apresentação faz parte do Projetão, iniciativa multidisciplinar do curso de Artes Cênicas da UFGD que se configura como uma ferramenta metodológica que oportuniza os alunos a experimentarem diversos campos de atuação profissional da cena. Durante a montagem de um texto dramático, os estudantes podem ter contato com o processo de atuação/interpretação e com aspectos técnicos de produção, como preparação musical e corporal, iluminação, figurino, maquiagem, cenário e assessoria de comunicação. Ao final de cada ano, o resultado do Projetão é um espetáculo oferecido à toda comunidade douradense.

Sinopse - Em algum lugar entre o Brasil e o Paraguai, nossa história de “O Rei Leão BR-PY” acontece em adaptação do clássico musical. Mufasa é o líder de uma comunidade periférica da fronteira e, com sua companheira Sarabi, gera Simba, que nasce destinado a aventuras e a um legado. Atravessado pela inveja de Scar, que deseja o poder a seu grupo, um plano tem consequências fatais e reviravoltas. Com a morte de Mufasa, Simba foge e deixa para trás sua amiga Nala e toda a comunidade. Longe de casa, o jovem conhece os amigos Timão e Pumba e tenta esquecer o passado, que volta a confrontá-lo quando Nala o reencontra, anos após. Ao perceber toda a armação, Simba retorna para recuperar o seu lugar na comunidade.

Serviço:

O que: O Rei Leão BR-PY

Quando: 4, 5 e 6 de maio – 20h

Onde: Núcleo de Artes Cênicas (NAC/UFGD), na Cidade Universitária (próxima ao aeroporto de Dourados). Como chegar: clique aqui

Entrada: gratuita (limitada à capacidade do NAC)

Reserva de ingressos: clique aqui

Classificação: 12 anos

Mais informações: https://linklist.bio/oreileaobrpy

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  ufgd  academicos  musica  espetaculo