Geral
Acadêmicas produzem cartilha sobre conscientização da violência psicológica
Trabalho foi publicado em uma revista científica, que está vinculada a Harvard
Sexta-feira, 04 Outubro de 2024 - 12:18 | Redação

Duas egressas de Psicologia da UNIGRAN Capital produziram, durante o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, uma cartilha que ajuda a identificar mulheres em situação de violência psicológica. O artigo criado pelas recém-formadas foi publicado na “Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento”, que está disponível em Harvard.
O trabalho foi supervisionado pela professora do curso, Débora Teixeira da Cruz. Ela explicou que as então acadêmicas Ingrid Anne dos Santos da Luz e Natália de Barros Casagranda, a procuraram para a orientação do TCC, com a temática de Violência Doméstica, então ela sugeriu a elaboração de uma cartilha. “Uma das minhas linhas de pesquisa é Direitos Humanos e quando elas trouxeram a ideia de violência, discutimos sobre a elaboração da cartilha, haja vista, que muitas pessoas falam da temática, mas é necessário fundamentar onde iniciam esses processos”, comentou.
Natália explicou que, a partir disso, puderam elaborar a cartilha, com o objetivo de propagar a informação sobre os tipos de violência, sobre como identificar e como denunciar, principalmente sobre a violência psicológica. “A violência psicológica é tida como uma violência “invisível”. E nosso trabalho pode proporcionar suporte para que cada vez mais as mulheres consigam reconhecer caso”.
A cartilha, de acordo com as egressas, foi impressa e apresentada durante a banca de TCC. Cerca de 50 cópias foram distribuídas a entidades que trabalham com mulheres. “A expectativa é que a cartilha continue tendo visualização e chegue ao maior número de pessoas, proporcionando conscientização e, consequentemente, contribuindo para a diminuição dos casos de violência contra a mulher”, apontou Ingrid.
Além disso, as egressas conseguiram publicar o artigo em uma revista científica, que foi escolhida por estar vinculada a plataformas de renome nacional e internacional, como o Dataverse de Harvard. “É uma das instituições de prestígio mundial, então se um pesquisador fizer uma busca, os nossos dados estarão disponíveis”, ressaltou Débora.
“Isto proporciona grande satisfação em saber que o nosso trabalho vem cumprindo o seu propósito central de atingir o maior número de pessoas e propagar a informação por através de plataformas de referência ímpar”, completaram as egressas.
O artigo e a cartilha podem ser acessados através do site: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/situacao-de-violencia.
Últimas Notícias
- Economia - 18:05 CMN simplifica crédito rural a populações tradicionais e extrativistas
- Executivo Municipal - 17:35 Prefeitura doa área para instalação do segundo campus do IFMS na Capital
- Combustíveis - 17:20 Preço médio da gasolina comum em Dourados é de R$ 6,27, aponta Procon
- Legislação - 17:10 Projeto prevê medidores de velocidade em veículos do Governo de MS
- Operação Contenção - 16:50 ONU pede investigação independente sobre operação no Rio de Janeiro
- Nova Andradina - 16:35 Mulher é agredida e ameaçada pelo companheiro em Nova Andradina
- Campo Grande - 16:10 Funcionário cai do telhado do Detran e fratura braços e dentes
- Atendimento - 15:50 TJMS orienta sobre novo número das vans do Juizado de Trânsito
- Campo Grande - 15:35 Condenado a 14 anos de prisão por morte encomendada por dívida
- Saúde - 15:10 Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em unhas em gel

