Geral
Abertas inscrições para Mostra de Festival de Cinema Universitário
Evento integra a programação do Festival Mais Cultura, realizado anualmente pela UFMS
Sexta-feira, 24 Maio de 2024 - 14:51 | Redação

Até 23 de Junho, estão abertas as inscrições para a Mostra Competitiva do Festival de Cinema Universitário – Desver. O evento é realizado pelo Curso de Audiovisual da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação e também integra a programação do Festival Mais Cultura, realizado anualmente pela UFMS.
“O Desver nasce em 2019, com o próprio Curso de Audiovisual da UFMS. O curso foi criado para atender uma demanda local, com perfil extensionista, com projetos que visavam a um grande público, incentivando a promoção da cultura em Campo Grande”, salienta o coordenador do Festival, professor Julio Bezerra.
Os interessados devem acessar a página do Desver, preencher e enviar o formulário e encaminhar, por e-mail, os materiais solicitados: três fotos de divulgação do filme, ficha técnica completa e comprovante de vínculo com instituição de ensino superior ou escola de cinema/audiovisual do diretor e de mais um integrante da equipe à época de realização do filme. O assunto do e-mail enviado deve ser: Inscrição + NOME DO FILME.
De acordo com o professor Julio, a produção deve ter sido realizada por estudantes de cursos universitários em nível de graduação, escolas e cursos livres reconhecidos pelo Ministério da Educação, nas áreas de cinema, audiovisual, comunicação, jornalismo, artes visuais e afins. São aceitos filmes ficcionais e não ficcionais, filmados e/ou em animação, com duração máxima de 25 minutos (incluindo os créditos). O regulamento completo pode ser conferido aqui.
“Como se trata de um evento feito com a colaboração intensa dos estudantes, o Festival acaba trabalhando na formação deles, pois estão inseridos na organização, seja na curadoria, na comissão do júri, produção e cobertura. Assim, eles acabam aprendendo muito antes e durante a realização do Desver, sob a supervisão dos professores do curso”, avalia coordenador do evento.
Segundo o coordenador, o Festival tem apresentado crescimento ao longo dos anos. “Percebemos de 2019 para cá, o Festival tem crescido e observamos um aumento nas inscrições para a Mostra Competitiva. Nossa expectativa é atingir mais de 140 curtas-metragens, que tem sido a média de filmes inscritos de todo o Brasil e até de países vizinhos, como Paraguai e Bolívia”, conta Julio
Ele ressalta que a programação do Festival, além da mostra contempla outras atividades como oficinas. “Estamos fechando a programação de oficinas, que são sempre gratuitas. Acredito que teremos uma oficina sobre direção cinematográfica, outra sobre casting e preparação de elenco, que são demandas fortes dos estudantes do cursos e para além da UFMS”, diz.
“Neste ano também fomos contemplados com a Lei Paulo Gustavo. Isso nos permitirá ter no horizonte um Desver com mais atrações, mostras paralelas e convidados reconhecidos no cenário nacional, além de projeções com melhor qualidade. Também queremos trazer diretores e produtores selecionados para a Mostra Competitiva, fazendo com que o Festival e o curso de Audiovisual sejam cada vez mais conhecidos”, completa.
A programação completa deve ser divulgada em agosto. “Aqueles que têm interessem em participar devem ficar atentos à página do Desver e ao perfil do Festival no Instagram”, finaliza Julio.
Últimas Notícias
- Transporte - 15:53 Três Lagoas: novos ônibus tem wi-fi, ar-condicionado e redutor de poluentes
- Acidente de Trânsito - 15:34 Motorista fica em estado grave na MS-377
- Bandeirantes - 15:13 Homem fica ferido após ser atingido por disparo acidental em fazenda em MS
- Interior - 14:50 Briga termina com três pessoas esfaqueadas em Três Lagoas
- São Paulo - 14:39 Motorista é flagrado transportando mais de 160 quilos de cabelo humano
- Funcionalismo - 14:00 Servidores terão reajuste de 5,06%
- Investigação - 13:50 Caseiro que matou a tiros produtor rural tem prisão preventiva decretada
- Homicídio - 13:32 Suspeito de assassinato é preso em flagrante durante tentativa de assalto
- Sociedade - 13:10 Nova lei institui o 'Dia S' de valorização do Sistema Fecomércio em MS
- Gestão pública - 12:10 Dourados sai do SPC das prefeituras e já pode receber repasses federais