Geral
Abastecimento de água sofre impactos da estiagem
Concessionária já colocou em ação medidas como a utilização de novos poços de água
Quinta-feira, 17 Setembro de 2020 - 15:56 | Redação

O serviço de abastecimento de água está sofrendo os impactos da estiagem em Campo Grande. A oscilação no fornecimento continua atingindo várias regiões nesta quinta-feira, 17 de Setembro. A concessionária Águas Guariroba informou que está adotando ações neste período crítico de calor e estiagem
A empresa está atendendo demandas de moradores conforme as solicitações. Na explicação da empresa, as temperaturas elevadas, somadas ao clima seco e baixa umidade tem contribuído constantemente para que o consumo de água aumente muito.
Conforme a empresa, além do clima, a ocorrência de fatores externos como queimadas, oscilações de energia e furtos de cabos nas estações também podem afetar as operações.
“Para minimizar o impacto deste cenário à população, a concessionária já colocou em ação medidas de contingenciamento que possibilitam a utilização de água de outras fontes e também a operação de novos poços profundos de água”, informou a empresa.
As medidas incluem de forma temporária novas fontes de captação de água e utilização de transporte por caminhão pipa até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guariroba, sendo deliberado por lei em situações de emergência, como é o caso de MS.
A Águas Guariroba ativou nos últimos meses dois novos poços para ampliar as ações de abastecimento em Campo Grande. Os novos poços, sendo um no bairro Pioneiros e outro no bairro Paulo Coelho Machado, foram projetados para ampliar os trabalhos de fornecimento de água na Capital.
Com uma vazão de produção de água de mais de 350 m³/ hora, o poço do Pioneiros beneficia mais de 20 bairros da Capital, atendendo 90 mil moradores da região, direta, e indiretamente. Já o Poço do Paulo Coelho, com uma vazão de aproximadamente 200 m³/ hora, beneficia 17,5 mil residências da região direta e indiretamente.
Historicamente o consumo aumenta em torno de 15% durante o período de estiagem, mas este ano já se registra um consumo na ordem de 22% acima da média, considerando o mesmo período do ano passado. Não há possibilidade de racionamento de água em Campo Grande.
A concessionária tem emitido comunicados reforçando também a importância do consumo consciente, principalmente durante a pandemia, utilizando as reservas de caixas d’água para atividades essenciais.
O sistema de abastecimento de Campo Grande é monitorado pela concessionária através do Centro de Controle de Operações (CCO) e mantém técnicos trabalhando 24 horas por dia para manter a regularidade do fornecimento de água para a população.
Serviço - A Águas Guariroba informou que está à disposição da população através de seus canais de atendimento: 0800 642 0115 (24 horas) ou pelo Whatsapp 9 9123 0008 (de segunda à sexta, das 07h às 22h).
Últimas Notícias
- Economia - 18:08 Fazenda reduz projeção da inflação de 4,9% para 4,8% este ano
- Saúde - 17:35 Governo institui dias de prevenção ao suicídio e à automutilação
- Saúde - 17:19 Primeira etapa do Hospital Regional de Dourados será entregue no dia 29
- Poder Judiciário - 16:55 TJMS forma Facilitadores de Justiça Restaurativa para atuação em escolas
- Oportunidades - 16:32 IFMS abre seleção para reingresso em cursos de especialização
- Sustentabilidade - 16:06 Suinocultura do MS foca na sustentabilidade e debate futuro do setor
- Nacional - 15:55 Prazo para envio de propostas de combate à corrupção vai até dia 30
- Meio Ambiente - 15:39 Aberto período para contribuições de impacto de vizinhança na Capital
- Moda - 15:17 Fashion designer transforma a história de MS em tabuleiro vivo
- Captura - 14:50 Lobo-guará é visto "dando um passeio"