Geral
636 Policiais reforçarão segurança no 2º turno das eleições em MS
Principais ações incluem reforço do policiamento em locais de votação, vias públicas e estações de transporte
Domingo, 27 Outubro de 2024 - 10:35 | Redação

Às 6h30 deste domingo (27), a forças de segurança de Mato Grosso do Sul já estarão todas empenhadas na Operação Eleições 2024 – 2º Turno, que tem como objetivo a segurança e a tranquilidade da população durante o pleito eleitoral, para a escolha da prefeita que vai conduzir Campo Grande nos próximos 4 anos.
Para a segurança do 2º turno das eleições, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública irá empregar um efetivo de 636 policiais, além daqueles que já atuam normalmente em todas as unidades, 65 viaturas e 2 helicópteros, que reforçarão as ações de policiamento ostensivo, inteligência e resposta rápida em todos os locais de votação e apuração, tanto na capital como nos distritos de Anhanduí, Aguão, Rochedinho e Indubrasil.
O coração da operação será o CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), localizado no Parque dos Poderes, em Campo Grande, que será ativado às 6h30 da manhã e, os trabalhos encerrados somente após a apuração dos votos e divulgação do resultado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER). Ali, polícias Militar e Civil, Rodoviária Federal, Federal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estarão integrados.
Através do CICC será possível monitorar em tempo real toda a atividade policial e tomar decisões estratégicas para garantir a segurança da população. A expectativa é que este ano o pleito eleitoral seja tranquilo, assim como foi o anterior.
Entre as principais ações a serem realizadas estão o reforço do policiamento preventivo e repressivo em locais de votação, vias públicas e estações de transporte, ações de inteligência com constante monitoramento de informações para prevenir e combater crimes eleitorais, fora o emprego de equipes especializadas para atender a ocorrências de média e alta complexidade com agilidade, e o apoio de aeronaves para monitoramento e atendimento às emergências.
A operação terá foco na prevenção e repressão de crimes eleitorais, como boca de urna, compra de votos e coação eleitoral. As forças de segurança estarão atentas a qualquer tipo de irregularidade e atuarão de forma enérgica para garantir a lisura do processo eleitoral.
Serão divulgados dois boletins com o balanço da Operação Eleições 2024 – 2º Turno, o primeiro às 10h e o último ao findar as ações, após a divulgação do resultado do pleito eleitoral. E, às 9h da manhã, o secretário Executivo de Segurança Pública, Wagner Ferreira da Silva, acompanhado de toda a equipe integrada no CICC, irá conceder uma entrevista coletiva à imprensa, momento em que poderão ser realizadas imagens do local.
Últimas Notícias
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro
- Poder Público - 16:16 Prefeitura de Três Lagoas realiza reformas em prédios públicos
- Educação - 15:56 SED abre consulta para formação de novo currículo da educação digital