Geral
14 de Julho será a 1ª com novo conceito de trânsito
Quinta-feira, 09 Maio de 2019 - 16:51 | Redação
Muito mais do que piso novo, paisagismo e mobiliário, a Rua 14 de Julho, no Centro de Campo Grande, está sendo requalificada para um novo conceito de tráfego: o trânsito calmo, que prioriza pedestres em vez de automóveis.
O conceito já é aplicado nos grandes centros. As Áreas de Trânsito Calmo que existem em Fortaleza, no Ceará, desde 2017, incluem faixa elevada para pedestres, redução do limite de velocidade para 30 km/h, calçadas mais largas e placas educativas.
Em São Paulo, a Prefeitura discute a implementação do Plano de Segurança Viário, que tem entre as ações a criação das chamadas “áreas calmas”, locais em que rotatórias, lombadas, faixas de pedestre, calçadas e placas permitem redução da velocidade dos carros, combatendo atropelamentos – a principal causa de morte no trânsito.
Em Campo Grande, a Rua 14 de Julho será a primeira via no Centro da cidade a adotar o conceito de trânsito calmo, conforme prevê o Programa Reviva Campo Grande. Isso significa que, além da infraestrutura, a requalificação pretende “apelar” para a consciência do motorista, contribuindo para a redução no número de acidentes na principal rua de comércio da área central. Com faixas elevadas para pedestres e calçadas mais largas, a 14 também terá o limite de velocidade diminuído.
Mais calma, menos mortes - O principal objetivo do trânsito calmo é reduzir mortes e acidentes. Além disso, o conceito prevê a humanização do espaço urbano, aumentando a percepção de segurança e estimulando a convivência cidadã. Entre os benefícios das áreas de trânsito calmo estão:
– Mais conforto e segurança para os pedestres;
– Melhoria nas condições de deslocamento para pessoas com mobilidade reduzida;
– Maior visibilidade dos condutores e pedestres nas interseções;
– Melhoria da qualidade de vida e estímulo à vida urbana e aos serviços do entorno;
– Melhoria da convivência no trânsito;
– Aumento do espaço para caminhadas, ciclismo e lazer;
– Redução da poluição sonora e do ar.
Últimas Notícias
- Ribas do Rio Pardo - 16:50 Segurança é morto com cinco tiros
- Prejuízo de R$ 3,3 milhões - 16:24 Veículo com mais de 1,5 tonelada de maconha é recuperado
- Meio Ambiente - 16:03 Pesquisadores capturam mais um tatu-canastra em parque de Três Lagoas
- Após dois dias - 15:55 Foragido que matou namorada à facadas é localizado pela polícia
- Aral Moreira - 15:41 Com destino ao Paraná, 130 celulares de descaminho são apreendidos
- Nova Andradina - 15:15 Ex-marido agride com socos, ameaça vítima e foge
- Rio Verde de Mato Grosso - 14:50 Furto a casa leva à criminoso com carro cheio de itens
- Educação - 14:32 Pé-de-Meia: nascidos em novembro e dezembro recebem parcela de R$ 200
- Educação - 14:10 MEC publica edital do Prouni; inscrição começa nesta segunda-feira
- Campo Grande - 13:32 Com baixa temperatura, ponto de apoio no Parque Ayrton Senna é reativado