• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

14 de Julho será a 1ª com novo conceito de trânsito

Quinta-feira, 09 Maio de 2019 - 16:51 | Redação


Muito mais do que piso novo, paisagismo e mobiliário, a Rua 14 de Julho, no Centro de Campo Grande, está sendo requalificada para um novo conceito de tráfego: o trânsito calmo, que prioriza pedestres em vez de automóveis.

O conceito já é aplicado nos grandes centros. As Áreas de Trânsito Calmo que existem em Fortaleza, no Ceará, desde 2017, incluem faixa elevada para pedestres, redução do limite de velocidade para 30 km/h, calçadas mais largas e placas educativas.

Em São Paulo, a Prefeitura discute a implementação do Plano de Segurança Viário, que tem entre as ações a criação das chamadas “áreas calmas”, locais em que rotatórias, lombadas, faixas de pedestre, calçadas e placas permitem redução da velocidade dos carros, combatendo atropelamentos – a principal causa de morte no trânsito.

Em Campo Grande, a Rua 14 de Julho será a primeira via no Centro da cidade a adotar o conceito de trânsito calmo, conforme prevê o Programa Reviva Campo Grande. Isso significa que, além da infraestrutura, a requalificação pretende “apelar” para a consciência do motorista, contribuindo para a redução no número de acidentes na principal rua de comércio da área central. Com faixas elevadas para pedestres e calçadas mais largas, a 14 também terá o limite de velocidade diminuído.

Mais calma, menos mortes - O principal objetivo do trânsito calmo é reduzir mortes e acidentes. Além disso, o conceito prevê a humanização do espaço urbano, aumentando a percepção de segurança e estimulando a convivência cidadã. Entre os benefícios das áreas de trânsito calmo estão:

– Mais conforto e segurança para os pedestres;

– Melhoria nas condições de deslocamento para pessoas com mobilidade reduzida;

– Maior visibilidade dos condutores e pedestres nas interseções;

– Melhoria da qualidade de vida e estímulo à vida urbana e aos serviços do entorno;

– Melhoria da convivência no trânsito;

– Aumento do espaço para caminhadas, ciclismo e lazer;

– Redução da poluição sonora e do ar.

SIGA-NOS NO Google News