Expogrande
Programa que amplia pagamento de incentivos aos suinocultores será modernizado
Ato foi formalizado na Expogrande 2025 na manhã da última quinta-feira (10)
Quinta-feira, 10 Abril de 2025 - 12:40 | Redação

Durante o 3º Encontro de Lideranças da Suinocultura, realizado nesta quinta-feira (10) na Expogrande 2025, o Governo de Mato Grosso do Sul formalizou a modernização do programa Leitão Vida. A iniciativa visa aumentar a competitividade da cadeia produtiva de suínos no Estado, com avanços em sustentabilidade, rastreabilidade e padronização.
O programa, que já repassou mais de R$ 252 milhões em incentivos desde sua criação, beneficiou diretamente 270 estabelecimentos em 2024, com apoio a mais de 100 mil matrizes e 10,6 milhões de suínos abatidos. Somente no último ano, foram investidos R$ 64 milhões.
Entre as novidades está a criação do protocolo Leitão Vida em conformidade, que classifica os produtores em quatro níveis com base no cumprimento de critérios técnicos, sanitários e ambientais. Essa classificação impacta diretamente nos valores dos incentivos.

Também passam a integrar o programa profissionais de assistência técnica, que deverão ser cadastrados e capacitados, assumindo corresponsabilidade pelo cumprimento das normas em até 20 propriedades. Além disso, organizações associativas credenciadas farão auditorias e validações.
Todo o processo de adesão ao programa será digital, por meio da plataforma de Serviços Eletrônicos da Sefaz. A nova resolução prevê ainda regras mais rigorosas para o recadastramento e penalidades em casos de descumprimento.
Últimas Notícias
- Ponta Porã - 07:05 Agepen anuncia melhorias em presídio
- Charge - 07:00 Temporal com ventos fortes causa estragos em Campo Grande
- "Zênite" - 18:08 Operação prende dois homens envolvidos em violência contra a mulher
- Meio Ambiente - 17:50 Rodeo Fest Inclusivo tem público atuante e atividades do Bioparque
- Educação - 17:32 Jovens que tiraram boas notas na redação do Enem dão dicas de preparação
- Meio Ambiente - 17:04 Vigilância intensa contra pesca
- Clima - 16:56 Equipes trabalham nas ruas de Campo Grande após temporal
- Agropecuária - 16:30 Acrissul firma parceria com criador da tecnologia que identifica bois pelo focinho
- Esporte - 16:08 Auxílio-Atleta reforça sonhos e impulsiona talentos do esporte
- Agropecuária - 15:58 Sigater: aplicativo da Agraer vai modernizar a assistência técnica em MS

