• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Expogrande

Programa que amplia pagamento de incentivos aos suinocultores será modernizado

Ato foi formalizado na Expogrande 2025 na manhã da última quinta-feira (10)

Quinta-feira, 10 Abril de 2025 - 12:40 | Redação


Programa que amplia pagamento de incentivos aos suinocultores será modernizado
(Foto: Arquivo Agência de Notícias do Governo Estadual)

Durante o 3º Encontro de Lideranças da Suinocultura, realizado nesta quinta-feira (10) na Expogrande 2025, o Governo de Mato Grosso do Sul formalizou a modernização do programa Leitão Vida. A iniciativa visa aumentar a competitividade da cadeia produtiva de suínos no Estado, com avanços em sustentabilidade, rastreabilidade e padronização.

O programa, que já repassou mais de R$ 252 milhões em incentivos desde sua criação, beneficiou diretamente 270 estabelecimentos em 2024, com apoio a mais de 100 mil matrizes e 10,6 milhões de suínos abatidos. Somente no último ano, foram investidos R$ 64 milhões.

Entre as novidades está a criação do protocolo Leitão Vida em conformidade, que classifica os produtores em quatro níveis com base no cumprimento de critérios técnicos, sanitários e ambientais. Essa classificação impacta diretamente nos valores dos incentivos.

(Foto: Saul Schramm/Secom)

Também passam a integrar o programa profissionais de assistência técnica, que deverão ser cadastrados e capacitados, assumindo corresponsabilidade pelo cumprimento das normas em até 20 propriedades. Além disso, organizações associativas credenciadas farão auditorias e validações.

Todo o processo de adesão ao programa será digital, por meio da plataforma de Serviços Eletrônicos da Sefaz. A nova resolução prevê ainda regras mais rigorosas para o recadastramento e penalidades em casos de descumprimento.

SIGA-NOS NO Google News