• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Enem 2021

Enem inicia hoje para cerca de 38 mil candidatos de MS

Portões dos locais de prova abrem as 11h e fecham as 12h

(Foto: EBC/Arquivo)

Cerca de 38 mil estudantes inscritos realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (21) em Mato Grosso do Sul. As provas serão aplicadas de maneira digital para 1,3 mil vestibulandos, enquanto pouco mais de 37 mil estudantes respondem à versão presencial do exame.

A aplicação começa às 12h30 no horário de MS e os inscritos têm até as 18h para responder as 90 questões objetivas e o texto redacional. Para quem irá fazer o exame no local de prova, os portões abrem as 11h e fecham as 12h.

Neste primeiro dia do Enem, os participantes farão a prova de objetiva de linguagens e ciências humanas, além da redação. Vale ressaltar que cinco questões de também língua estrangeira, espanhol ou inglês, devem ser feitas. A escolha do idioma foi realizada durante a inscrição, então, mesmo que as provas contenham as duas versões, o candidato deve fazer e marcar no gabarito somente os exercícios da língua escolhida.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ao todo, 3.109.762 de candidatos farão o Enem impresso e 68.891, o Enem digital. Para aqueles que forem até os locais de prova, é importante ficar atento às medidas de biossegurança.

O que levar durante a prova

Os participantes devem se apresentar ao local de aplicação das provas utilizando máscara de proteção e permanecer com ela durante toda a aplicação do exame. O uso do equipamento de proteção é obrigatório, desde a entrada até a saída do local de provas, exceto para os participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial, conforme previsto na Lei n.º 14.019, de 2 de julho de 2020.

Será permitido ao participante levar máscara extra, frasco de álcool, luvas e garrafa de água para consumo. Os itens serão vistoriados por aplicadores fiscais, respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19.

Além da máscara, é necessário levar documento de identificação com foto. Esse item precisa ser original, e não são aceitas as versões digitais dele. Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, Registro Geral (RG) e Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997 estão entre os documentos aceitos.

Os participantes não podem esquecer, também, da caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é necessária para preencher o cartão de respostas no Enem impresso e para escrever a redação tanto no Enem impresso quanto no Enem digital.

É permitido que os concorrentes levem lanche e água, especialmente, pela longa duração da prova. Os alimentos e a água devem estar em recipientes transparentes, bem como potes, garrafas ou até mesmo sacos plásticos.

Segundo dia

A prova do Enem é dividida em duas partes. Enquanto neste domingo a prioridade são as questões de linguagens, humanas e a redação, no próximo serão aplicados testes de matemática e ciências da natureza. São 45 questões da primeira e 45 da segunda, o que totaliza 90 questões por dia.

Enem e Burger King

Candidatos do Enem em Mato Grosso do Sul possuem 13% e 25% de desconto em lanches da rede de fast-food Burger King. Essa ação é uma parceria entre o estabelecimento alimentício e a Faculdade Anhanguera, a Uniderp.   

Entre as ofertas estão 25% de desconto em 2 Sanduíches (Whopper, Chicken Duplo, Stacker Duplo Bacon, Rodeio Duplo ou Cheddar Duplo) + 2 Free Refil + Balde Batata + 2 Casquinhas com 25% de desconto, e 17% de desconto no Combo (Whopper, Chicken Duplo, Stacker Duplo Bacon, Rodeio Duplo ou Cheddar Duplo), composto por batata+ free refil e a 1 Casquinha sai por R$1,00. 

Para garantir os cupons de descontos, os estudantes poderão se cadastrar nas páginas da Faculdade Anhanguera ou da Uniderp; efetuar cadastro direto com um dos mais de seis mil promotores que estarão nos locais de prova; ou ainda, apresentar o caderno do ENEM em uma das lojas do Burger King participantes. 

Os descontos são exclusivos para os candidatos que irão prestar o Enem, e têm validade em 88 cidades de 21 estados participantes da ação, podendo ser utilizados entre os dias 21/11/2021 até 05/12/2021. 

Veja Também