Economia
Saiba em quais feriados o comércio da Capital está autorizado a abrir
Funcionamento, contudo, precisa seguir os trâmites previstos na convenção coletiva
Quinta-feira, 17 Abril de 2025 - 07:00 | Redação

O comércio de Campo Grande (MS) não poderá abrir as portas nesta Sexta-feira Santa, 18 de Abril (somente supermercados e serviços essenciais podem atender ao público). Porém, o funcionamento está autorizado em vários outros feriados religiosos e cívicos.
No feriado de Tiradentes, celebrado no dia 21 de Abril (segunda-feira), por exemplo, o funcionamento do comércio está autorizado, desde que as empresas cumpram as condições estabelecidas na cláusula 29º da Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o Sindivarejo CG e o Sindicato dos Empregados no Comércio do município.
O gerente de relações sindicais da Fecomércio-MS, Fernando Camilo, destaca a importância do cumprimento das normas para garantir os direitos dos trabalhadores. "O funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes é facultativo, mas precisa seguir os trâmites previstos na convenção coletiva. Isso inclui a comunicação prévia ao sindicato laboral, com até cinco dias de antecedência, e o pagamento de R$ 24,00 por empregado. Além disso, o trabalhador tem direito a uma folga compensatória, preferencialmente na semana seguinte", explica.
O trabalho em feriados também está autorizado nas seguintes datas: 13 de Junho (Santo Antônio), 19 de Junho (Corpus Christi), 26 de Agosto (aniversário de Campo Grande), 7 de Setembro (Independência), 11 de Outubro (Divisão do Estado), 12 de Outubro (Nossa Senhora Aparecida), 15 de Novembro (Proclamação da República) e 20 de Novembro (Dia da Consciência Negra).
O horário de funcionamento nos feriados será das 9h às 18h, com intervalo intrajornada mínimo de uma hora, exceto para os estabelecimentos localizados em shoppings, que seguem horários próprios.
O Sindivarejo CG e a Fecomércio-MS reforçam que a adesão ao funcionamento nos feriados deve ser feita com responsabilidade e em consonância com as obrigações legais e trabalhistas, garantindo o equilíbrio entre a atividade econômica e a valorização do trabalhador.
Últimas Notícias
- Corumbá - 18:17 Dois são presos como batedores de carro com 152 kg de drogas
 - Vítima fatal - 17:50 Pintor morre em acidente em rodovia
 - Nova Andradina - 17:37 Vídeo: Namorada descobre mensagens e golpeia namorado com canivete
 - Campo Grande - 17:12 Veja os horários de atendimento nas repartições após redução de expediente
 - Sorte - 16:58 Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 41 milhões nesta terça-feira
 - Oportunidades - 16:32 Faculdade Insted sedia treinamento gratuito sobre ferramentas da Meta
 - Procura-se - 16:00 Polícia Civil procura "Paraguai" após tentativa de homicídio
 - Moradia - 15:52 Inscrições para o Residencial Antártica terminam às 23h59 desta segunda
 - Clima - 15:30 Mais de 1,1 milhão de raios em 24h
 - Campo Grande - 15:00 Flanelinhas cobram em área pública
 

