Economia
Projeto Cuidar constrói estufa para produção de mudas em aldeia indígena
Estufa foi instalada na Aldeia Bororó, em Dourados, na área da família do seu Guilherme
Sábado, 24 Agosto de 2024 - 15:39 | Redação

O Projeto Cuidar, iniciativa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) voltada para a promoção da saúde com foco na prevenção ao abuso de álcool e outras drogas entre as comunidades indígenas de Dourados, executou a construção da primeira estufa para produção de mudas de vegetais agroecológicos. A estufa foi instalada na Aldeia Bororó, em Dourados, na área da família do seu Guilherme.
A coordenadora do projeto Cuidar, professora Gicelma Chacarosqui, destaca que a estufa faz parte do eixo "Saúde que Vem da Terra", orientado pela professora Zefa Valdivina Pereira. Esse eixo visa resgatar práticas de agroecologia entre a comunidade indígena de Dourados, além de promover o protagonismo das mulheres e dos jovens nesse arranjo produtivo.
Em 2023, cerca de 30 famílias foram convidadas a conhecer e participar do projeto de hortas agroecológicas. A partir dessa atividade, iniciou-se a implantação de uma horta modelo em parceria com uma família da comunidade, cuja primeira colheita de alimentos aconteceu no final de abril de 2023. Atualmente, o projeto envolve quatro famílias cultivando hortas agroecológicas na Reserva Indígena de Dourados, sendo duas na Aldeia Bororó e duas na Aldeia Jaguapiru, além de 11 hortas agroecológicas familiares em outras áreas indígenas da região.
Essas hortas estão em produção, contribuindo para a segurança alimentar dos participantes e gerando renda com a comercialização do excedente. Estão sendo cultivadas hortaliças como alface, cebolinha, salsinha, tomate, repolho, rúcula, berinjela, abobrinha, coentro, couve, jiló, tomate-cereja, feijão, mandioca e batata-doce. O eixo Saúde que Vem da Terra também promoveu a formação de 54 professores e professoras de várias escolas indígenas de Dourados, e algumas dessas escolas tiveram hortas agroecológicas reativadas a partir do Projeto Cuidar.
Produção de mudas - Localizada na Aldeia Bororó, a estufa representa um marco na produção sustentável, permitindo a multiplicação de espécies adaptadas ao clima local, sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos. "Essa estufa é mais do que uma estrutura física; ela simboliza o compromisso do projeto Cuidar com a promoção de uma agricultura que respeita o meio ambiente e valoriza a saúde das pessoas", destacou a professora Gicelma Chacarosqui.
A produção inicial de mudas incluirá hortaliças como alface, couve, cebolinha, salsinha, entre outras, todas cultivadas seguindo os princípios da agroecologia. "Nosso objetivo é fornecer mudas saudáveis para que as famílias possam cultivar seus próprios alimentos, incentivando a autonomia e a sustentabilidade", completou a professora.
A estufa também funcionará como um espaço de aprendizado, onde os participantes do projeto e a comunidade em geral poderão adquirir conhecimentos sobre técnicas de cultivo agroecológico. A expectativa é que, ao longo do tempo, a iniciativa contribua para o aumento da produção de alimentos saudáveis na região, promovendo a saúde e o bem-estar das famílias envolvidas.
A professora Gicelma Chacarosqui aproveitou a ocasião para agradecer aos membros do projeto, que incluem mais de 60 estudantes e 20 servidores da UFGD, e fez um agradecimento especial ao professor Márcio Barros, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), que conseguiu a doação de materiais junto ao Rotary Clube Caiuás de Dourados.
Últimas Notícias
- Tentativa de homicídio - 09:17 Mulher é baleada no Parque do Lageado
- Fronteira - 09:00 Hospital Regional de Ponta Porã será investigado pelo Ministério Público
- Morte trânsito - 08:50 Criança de 4 anos morre atropelada em frente à Prefeitura de Caarapó
- Morango - 08:36 Nova febre do morango do amor aumenta buscas e preços da fruta no MS
- Maus-tratos - 08:15 Cachorro é baleado durante atentado
- Exame Nacional - 08:08 Energisa MS prepara plano especial para Encceja 2025
- Campo Grande - 07:50 Três mil peças pelo valor único de R$ 5
- Na próxima semana - 07:25 Campanha de vacinação antirrábica começa nessa segunda-feira (04)
- Oportunidades - 07:00 Bracell abre vagas de estágio com bolsas atrativas em duas cidades de MS
- Desemprego - 19:09 IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada