Economia
Produtos de hortifrúti da Capital variam preço em até 300%
Pesquisa do Procon-MS foi elabora com seis hortifrútis, cinco mercados atacadistas e 12 mercados varejistas
Domingo, 12 Março de 2023 - 10:51 | Redação

Visando orientar o consumidor de maneira geral, a Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) realizou pesquisas de preços de produtos hortifrúti em vários estabelecimentos. Foram visitados seis hortifrútis, cinco mercados atacadistas e 12 mercados varejistas em Campo Grande, no período de 27 de fevereiro a 3 de março.
Em se tratando de hortifrútis, localizados tanto na área central como em bairros da Capital, foi detectada variação que atinge o índice de 300%. Esse é o caso da hortelã em maço. Esse produto é comercializado a R$ 1,25 em um estabelecimento e a R$ 5,00 no MS em outro. A menor variação para o produto foi de 0,07% registrada em relação ao quilo da cebola branca.
Varejistas - Na pesquisa envolvendo estabelecimentos varejistas, a equipe do órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos visitou 12 locais tendo registrado variação 299,33% tendo o salsão em maço sido o “vilão” nesse caso. O mel Serra da Bodoquena em embalagem de 270g foi o item que apresentou menor variação, que ficou em 2,06%.
Atacadistas - Entre os atacadistas, a pesquisa se desenvolveu em cinco locais e, neles, a maior variação encontrada está quilo do tomate saladete, ficando em 125,31%. A menor variação de 0,65% ocorre em relação à pera portuguesa por quilo.
No que tange aos atacadistas, a quantidade de produtos pesquisados foi a mesma dos anteriores, para divulgação de 85 pois os 32 restantes não foram encontrados em, pelo menos, três entre os locais visitados.
Confira os levantamentos:
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060