Economia
Prefeitura leva curso de finanças para comerciantes nas Moreninhas
Participantes vão aprender sobre planejamento financeiro, juros e porcentagem, empreendedorismo e outros
Segunda-feira, 23 Novembro de 2020 - 16:11 | Redação

Após o início da pandemia do novo coronavírus, a recuperação do poder econômico das famílias de Campo Grande se tornou uma das prioridades da prefeitura, que já coloca em prática estratégias para a retomada do setor, incluindo os pequenos comerciantes em bairros da cidade. Neste sentido, a Fundação Social do Trabalho (Funsat) iniciou nesta manhã o curso de Finanças para Pequenos Negócios, direcionado a comerciantes da região das Moreninhas.
Voltado para comerciantes locais e também àqueles que almejam abrir o próprio negócio, durante três dias, os participantes vão aprender sobre planejamento financeiro, juros e porcentagem, empreendedorismo, Títulos de Crédito, Código Tributário e Código de Defesa do Consumidor.
Vendedor autônomo da região, Rogério Camargo disse que, apesar de toda a crise gerada pela pandemia da Covid-19, pretende ampliar seu negócio, voltado para o ramo de salgados. “Tenho uma microempresa no ramo alimentício, vendo ‘hot dog’, e estou participando do curso para aprimorar meus conhecimentos na parte financeira e, assim, ampliar meus negócios com segurança”.
Já o Eder Morais, que atua no ramo de TV por assinatura, disse que resolveu participar do curso pensando em aproveitar o período da pandemia para se qualificar, na intenção de aproveitar as oportunidades que virão e investir em algo próprio. “Estou participando deste curso porque entendo ser de extrema importância a qualificação profissional, já que o mercado de trabalho está muito competitivo. O curso permite o aprofundamento nos assuntos financeiros e nos torna capazes de gerenciar nosso próprio negócio”.
As atividades são ministradas pela coordenadora do setor de Qualificação Profissional da Funsat, Tarcila Pereira Vaz Miranda, e acontecem até quarta-feira (25), no período matutino. A ação conta com a parceria com a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos.
As aulas acontecem na Central de Cursos da Segov, na Moreninha, e segue todas as normas de biossegurança para evitar o risco de contágio da Covid-19.
Qualificação nos bairros - Paralelo às atividades do curso de Finanças, a Funsat em parceria com a SDHU promove o curso de instalação e manutenção de ar condicionado. As aulas acontecem na Central de Cursos da Segov, no período noturno, durante 45 dias. O objetivo é capacitar profissionais para colocação no mercado de trabalho, já que as empresas estão dispostas a oferecer vagas para esse profissional, logo após a conclusão do curso.
Além disso, a Funsat oferece o workshop sobre o mercado de trabalho, nos CRASs de Campo Grande. A programação ocorre sempre na semana seguinte a do atendimento da Funsat Itinerante, onde a população já pode fazer a inscrição.
Nos dias 27 e 28 de novembro, a ação será levada para o Bairro Tarumã. A ideia do workshop é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de vagas de emprego, ampliando as oportunidades educacionais dos trabalhadores, através da formação e qualificação profissional, tanto no nível fundamental quanto no ensino médio.
Últimas Notícias
- 35 anos de ECA - 17:10 Estatuto regulamentou direitos das crianças no Brasil
- Foragido preso - 16:52 Investigado por homicídio em 2024 na capital é preso em Iguatemi
- TJMS - 16:30 Judiciário Estadual celebra 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
- Economia - 16:00 Senador de MS convoca debate sobre tarifa de 50% anunciada pelos EUA
- Trânsito - 15:50 Ponta Porã intensifica fiscalização para motociclista sem CNH
- Violência contra a mulher - 15:32 Homem é preso por importunação sexual
- Poder Judiciário - 15:00 Cid reafirma que Bolsonaro leu minuta golpista durante reunião
- Oportunidades - 14:50 Inscrições na semana da tecnologia e inovação da juventude encerram hoje
- Nacional - 14:32 No STF, servidor diz que governo Bolsonaro tentou ligar Lula a facção
- Justiça - 14:10 MPMS garante manutenção de condenação de preso com 149 kg de maconha