Economia
Missão Ásia chega ao Japão em busca de abrir novos mercados para MS
No Japão, o primeiro dia de compromissos foi a participação na Expo Osaka 2025, importante vitrine internacional para negócios e inovação
Segunda-feira, 11 Agosto de 2025 - 17:05 | Redação

A comitiva de empresários e autoridades públicas, liderada pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, começou nesta segunda-feira (11/08) a segunda etapa da Missão Ásia. No Japão, o primeiro dia de compromissos foi a participação na Expo Osaka 2025, importante vitrine internacional para negócios e inovação.
No pavilhão do Brasil, a comitiva foi recebida pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e do International Poultry Council, Ricardo Santin, onde dialogou sobre oportunidades de expansão e fortalecimento da avicultura brasileira no mercado global.
Um dos assuntos da pauta foi a diversificação de mercados para o Brasil sob a perspectiva do tarifaço dos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras para aquele país. Para Sérgio Longen, a missão de empresários e autoridades tem como objetivo abrir novos mercados aos produtos brasileiros.
"Não somos totalmente dependentes dos americanos, como acabaram vendendo para o Brasil. Ações como essa fazem a diferença, trazem tranquilidade para a sociedade e mostram nosso estado pujante e que gera muitas oportunidades. A agroindústria é presente. Destaco ainda a importância da missão, liderada pela Fiems e pelo governo do Estado, que leva e constrói oportunidades. Essa é a direção correta a seguir.", disse o líder empresarial.

Segundo o governador do Estado, Eduardo Riedel, a missão também pretende abrir o mercado japonês para a proteína animal produzida em Mato Grosso do Sul, em especial a derivada da pecuária de corte.
"Mato Grosso do Sul exportou US$ 116 milhões para o Japão, dos quais US$ 60 milhões em frango. É uma pauta importante, e viemos em busca de novos mercados, em especial para a pecuária de corte. A vinda para cá representa a construção de uma relação de confiança. O Japão é um país que, ao longo do tempo, tem se mostrado grande apoiador de iniciativas importantes em Mato Grosso do Sul e no Brasil. Temos que estreitar cada vez mais esses laços", afirmou o chefe do executivo estadual.
A programação também incluiu visita ao pavilhão da Arábia Saudita, país que sediará a próxima Expo em 2030, onde foram apresentados o potencial econômico saudita e o projeto do evento.
A Missão Ásia teve início em 4 de agosto na Índia, onde o grupo participou de reuniões comerciais, conheceu negócios e dialogou com autoridades locais, com destaque especial às inovações tecnológicas. Após a rodada de agendas no Japão, a comitiva segue para Singapura. A previsão de término da missão é o dia 16 de agosto
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Polícia Militar Ambiental - 18:50 "EcoTroca" acontece neste sábado no Parque Matas do Segredo
- Campo Grande - 18:10 Cliente condenada por injúria contra gerente de pizzaria
- Pesquisa - 17:50 Corumbá é selecionada para estudo nacional sobre efeitos das mudanças climáticas
- Bonito - 17:38 Traficante é detido na "Boca do Chitão" com 1,3 quilos de cocaína
- Natal - 17:00 Prefeitura oferece bate-bate gratuito e Casa do Papai Noel no Natal Encantado de Dourados
- Campo Grande - 16:50 Dupla presa com veículo cheio de itens de contrabando e descaminho
- Natal dos sonhos - 16:31 Praça Ary Coelho reabre com luzes de Natal
- Copa 2026 - 16:08 Brasil cai em chave com Marrocos, Escócia e Haiti
- Proxímo ano - 15:53 Prefeitura divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
- Noroeste - 15:30 Campanha Natal Solidário arrecada frangos e panetones para famílias do Jardim Noroeste

