Economia
Lojistas projetam mais de R$ 103 milhões em vendas na Páscoa
Levantamento aponta uma alta de 5,5% em 2025 em relação ao ano passado
Quinta-feira, 20 Março de 2025 - 07:00 | Da redação

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL-CG) realizou um levantamento entre os dias 10 e 12 de março por meio de entrevistas telefônicas com 220 consumidores das sete regiões da cidade, espera-se que a Páscoa deste ano registre um crescimento de 5,5% em comparação a 2024.
Em relação ao ano passado, a movimentação foi superior a R$ 98 milhões. Com o crescimento projetado, a expectativa é de que o volume de vendas ultrapasse R$ 103 milhões em 2025. No qual, os gastos médios por consumidor devem alcançar R$ 464,20, sendo aproximadamente R$ 220,00 destinados à compra de chocolates e presentes e R$ 244,20 reservados para confraternizações familiares. No entanto, 97% dos consumidores expressaram preocupação com a alta nos preços dos alimentos e com a redução do poder de compra.
Outro dado significativo do levantamento da CDL-CG é que 32% dos entrevistados afirmaram que não poderão presentear nesta Páscoa, um aumento de 13% em relação ao ano passado. Esse cenário reflete o impacto do crescente número de consumidores que perderam poder aquisitivo. Ainda, 27% dos participantes disseram que planejam recorrer à produção caseira como alternativa para economizar no tradicional ovo de Páscoa.
Desafios para o setor produtivo:
A escassez global de cacau, provocada por condições climáticas adversas e crises sanitárias na África Ocidental, resultou em um aumento de 189% nos preços nos últimos 12 meses. Essa situação impactou diretamente o custo dos ovos de Páscoa, que estão menores e mais caros.
Como solução para os altos custos, os fabricantes têm adotado estratégias como a redução do tamanho dos ovos e a inclusão de ingredientes alternativos, como biscoitos. O conceito de “chocobakery”, que combina chocolate com biscoito, está ganhando popularidade entre os consumidores. Além disso, a inflação e o aumento nos custos de produção têm direcionado os consumidores para opções mais acessíveis, como caixas de bombons.
Apesar dos desafios, a indústria de chocolates permanece otimista e espera manter um volume de vendas estável, sustentado pela diversidade de produtos disponíveis no mercado. Em Campo Grande, os varejistas estão adotando várias estratégias para viabilizar a compra dos produtos. Dentre elas, o parcelamento das compras, combos promocionais, sorteios, brindes e muita divulgação, tudo visando enfrentar esse cenário e atender às expectativas do público.
Últimas Notícias
- Oportunidades - 10:32 CNU: governo federal nomeia 279 analistas de infraestrutura
- Interior - 10:17 “Nem eu nem a polícia vai ficar com o carro” jovens incendeiam carro em posto da PRF
- Leilão - 09:56 Sefaz promove leilão com 300 lotes de produtos
- Primavera - 09:35 Primavera pode registrar 44 °C em MS
- Previsão do tempo - 09:05 Chuva chega a bairros de Campo Grande em meio a alerta de tempestade
- Dourados - 08:53 Advogado é preso após atirar em malabarista
- Nacional - 08:32 Filha de ministro do STF é alvo de agressões em universidade
- PMMS - 08:08 Boliviano é preso com quase 1 kg de cocaína em Corumbá
- Tempestade - 07:40 Tempestade derruba árvores e interdita ruas
- Tragédia familiar - 07:16 Homem é morto pelo próprio irmão