Economia
Lojas fecham, mas supermercados poderão abrir na Sexta-feira Santa
Fecomércio-MS destaca a importância do cumprimento das normas para garantir os direitos dos trabalhadores
Terça-feira, 15 Abril de 2025 - 09:00 | Redação

O Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande (Sindivarejo CG) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS) informam que, em cumprimento à Lei Municipal Complementar nº 81, as empresas do comércio em geral em Campo Grande não poderão abrir seus estabelecimentos no feriado de 18 de abril, Sexta-feira Santa. A exceção vale apenas para supermercados e serviços considerados essenciais.
No entanto, no feriado de Tiradentes, celebrado no dia 21 de abril (segunda-feira), o funcionamento do comércio está autorizado, desde que as empresas cumpram as condições estabelecidas na cláusula 29º da Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o Sindivarejo CG e o Sindicato dos Empregados no Comércio do município.
O gerente de relações sindicais da Fecomércio-MS, Fernando Camilo, destaca a importância do cumprimento das normas para garantir os direitos dos trabalhadores.
"O funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes é facultativo, mas precisa seguir os trâmites previstos na convenção coletiva. Isso inclui a comunicação prévia ao sindicato laboral, com até cinco dias de antecedência, e o pagamento de R$ 24,00 por empregado. Além disso, o trabalhador tem direito a uma folga compensatória, preferencialmente na semana seguinte", explica.
Últimas Notícias
- Economia - 18:09 Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024
- Educação - 17:49 Alunos de MS representam o Brasil na maior feira de ciências do mundo
- Record TV - 17:17 Autora divulga trailer inédito da série Paulo, O Apóstolo; assista
- Celular Seguro - 16:50 Celular seguro: quem recebe alerta pode ser investigado
- Oportunidades - 16:16 Curso preparatório para o IFMS tem vagas disponíveis
- Violência - 15:45 Após visita a assentamento, homem é assassinado a tiros
- Saúde - 15:18 Rouquidão persistente pode ser sintoma de câncer, diz especialista
- Rodovias - 14:52 Acidentes em rodovias federais matam 6,16 mil pessoas em 2024
- Agropecuária - 14:19 Apesar da alta na arroba do boi, mercado exige cautela em MS
- Meio Ambiente - 13:50 Bagaço de cana vira embalagem ecológica para equipamentos eletrônicos