• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Economia

Industriais vão à Ásia tentar abrir novos mercados para MS

Comitiva tem reuniões previstas na Índia, Japão e Singapura, entre os dias 4 e 16 de Agosto

Quinta-feira, 31 Julho de 2025 - 13:32 | Redação


Industriais vão à Ásia tentar abrir novos mercados para MS
(Foto: Divulgação)

Industriais de Mato Grosso do Sul e o governo do Estado anunciaram uma missão  conjunta para a Ásia para atrair investimentos e ampliar mercados para o Estado. A comitiva tem reuniões previstas na Índia, Japão e Singapura, entre os dias 4 e 16 de Agosto. 

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 31 de Maio, na Fiems. Estratégica, a iniciativa une o setor produtivo e o setor público na agenda internacional. “Temos que construir pontes comerciais. Entendo que nas reuniões que vamos ter com vários setores, mostraremos o que e de que forma estamos produzindo, além de buscar interessados a partir do que temos para ofertar nesse momento. Então, isso é de extrema importância”, explicou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Além de articulações para grandes projetos, como a mobilização para Rota Bioceânica, a programação é realizada em conjuntura de taxação dos Estados Unidos contra o Brasil, o que eleva o peso da missão. Para Longen, o recuo da medida em relação a alguns produtos é um bom sinal.

“Os Estados Unidos anunciaram a flexibilização da taxação de alguns setores estratégicos para os americanos e essa era uma preocupação minha enquanto líder de classista, da política sobrepor-se à agenda econômica. O que muitos empresários queriam é que entendessem que os países criam suas regras e que o tema político saísse da mesa”, ressaltou.

Industriais vão à Ásia tentar abrir novos mercados para MS
(Foto: Divulgação)

Para o governador, Eduardo Riedel, a escolha desses três mercados - Índia, Japão e Singapura - é absolutamente direcionada aos interesses de Mato Grosso do Sul. 

“São muitos os assuntos estratégicos para o Estado. Os programas de parceria estão nesta agenda, em diversas situações, e tenho convicção de que voltamos de lá mais amadurecidos em relação ao posicionamento estratégico do Estado, com novas oportunidades e possibilidades. Certamente retornaremos com uma série de informações que serão trabalhadas ao longo do tempo para gerar oportunidade para nossa gente”, afirmou.

Na ocasião, o diretor de Relações Internacionais da Fiems, Aurélio Rocha, ressaltou quanto aos movimentos econômicos presentes no Estado. “É notável que Mato Grosso do Sul tem passado por um grande momento de transformação econômica. Nosso Estado está buscando o reposicionamento global, vários investimentos estão ocorrendo aqui e está na hora de mostrarmos isso para o mundo todo”.

Também vão participar da missão representantes do Sebrae. Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual da instituição, Maurício Saito, a missão traz oportunidade para todos os empresários. “Há chance de fomentar várias regiões do Estado através das micro e pequenas empresas que vão atender os grandes complexos industriais”, finalizou.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  economia  governo-estadual  mercado  industrias