Economia
Capital avança na estruturação do PDOA e fortalece agricultura familiar
Projeto envolverá 50 produtores da agricultura familiar. A Semades vai contribuir com a parte técnica da iniciativa
Sexta-feira, 08 Agosto de 2025 - 15:35 | Redação

Seo Sidnei Caviglione Ingnacio está animado desde que aconteceu a 1º reunião sobre as ações da Propriedade de Descanso de Ovinos para Abate (PDOA), na manhã desta terça-feira (5), no P.A. Estrela Campo Grande. O local escolhido não poderia ter nome melhor: Chácara Terra Prometida.
É ali aqui que a esperança se renova com o avanço da produção de ovinos e a implantação de uma PDOA. A iniciativa que objetiva organizar e fortalecer a cadeia produtiva da ovinocultura é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), o Governo do Estado, o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
“Estamos construindo isso aqui para uma melhoria do rebanho do cordeiro junto com a Prefeitura, a Agraer e o Senar. Uma parceria para que possamos melhorar a produção de carne de cordeiro no estado”, diz esperançoso.

O projeto envolverá 50 produtores da agricultura familiar. A Semades vai contribuir com a parte técnica da iniciativa, fornecendo o médico veterinário responsável por acompanhar os procedimentos de embarque dos animais. “Todas as vezes que forem embarcar o gado, esse veterinário precisa conferir, assinar e garantir que está tudo certo. Estamos somando esforços com a Agraer dentro dessa proposta do PDOA”, explicou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), Ademar Silva Junior
Já o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman de Souza, falou sobre a estruturação da PDOA. “É uma alternativa concreta para os pequenos produtores. Temos que organizar essa cadeia desde a criação até o abate, com a carcaça adequada. Por isso, reunimos aqui a Prefeitura, Governo do Estado, Senar e outras entidades parceiras para avançar nessa cadeia tão importante para a agricultura familiar”, destacou.
Com foco na organização, na rastreabilidade e no fortalecimento da cadeia da carne ovina, o PDOA surge como um modelo de gestão compartilhada que respeita o produtor rural, valoriza o pequeno criador e contribui para o desenvolvimento econômico sustentável de Campo Grande.
Com isso, a agricultura familiar de Campo Grande avança na produção de ovinos organizando e fortalecendo a cadeia produtiva através da parceria entre a Prefeitura Municipal, a Agraer, o Governo do Estado, o Sistema Famasul e o Senar.
O que é PDOA?
A PDOA é uma propriedade rural estruturada para recepcionar os ovinos em um curto período antes do abate, garantindo o bem-estar dos animais e a qualidade da carne que será ofertada ao mercado. O projeto, pioneiro no município, está diretamente alinhado com os princípios da produção responsável e com as exigências sanitárias nacionais.
Últimas Notícias
- Nacional - 19:09 Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio acumulado vai para R$ 9 milhões
- Paranaíba - 18:42 Com tornozeleira e crack em cueca, traficante é detido
- Política - 18:26 Governistas pedem suspensão de cinco deputados, um de MS
- Três Lagoas - 18:02 Mulher tem maxilar quebrado por ficante
- Política - 17:50 Deputada de MS é alvo de representação por agressão a colega
- Causa animal - 17:17 Aprovado projeto de lei que cria a Unidade de Bem-Estar Animal na Capital
- Laço - 17:00 Parque do Peão sedia nova etapa do Laço Comprido neste fim de semana
- Educação - 16:52 Apesar de proibição, 29% admitem palmadas e beliscões em crianças
- Poder Judiciário - 16:32 Mãe e filho se reencontram após 11 anos separados
- Luto - 16:16 Aos 66 anos, morre ícone do samba Arlindo Cruz