Economia
BC anuncia sistema para bloquear abertura de contas fraudulentas
Sistema Valores a Receber agora tem solicitação automática de resgate
Quarta-feira, 28 Maio de 2025 - 09:50 | Agência Brasil

O Banco Central (BC) anunciou a implementação de um novo sistema para que os correntistas possam bloquear a abertura de contas fraudulentas em seu nome. O serviço deve ficar disponível em até seis meses. Segundo a resolução do BC, isso deve ocorrer até 1º de Dezembro.
O BC informou que a nova funcionalidade foi desenvolvida para evitar a abertura de contas com identidade falsa, ou a inclusão de um novo titular em contas conjuntas, ou de novos responsáveis em contas de pessoas jurídicas.
“O sistema do BC permitirá ao cidadão reverter a informação, por tempo indeterminado, ou não, conforme sua vontade, a qualquer momento. O sistema mostrará as ativações e as desativações realizadas, bem como as consultas feitas por instituições financeiras sobre a possibilidade de abertura de novas contas”, disse a instituição.
Pelo novo sistema, a pessoa deverá acessar a página Meu BC, fazer o login e informar que não quer abrir uma nova conta, seja corrente, poupança ou de pagamento. A decisão é opcional e poderá ser revertida a qualquer momento.
Valores a receber - Outra nova funcionalidade anunciada diz respeito ao Sistema Valores a Receber (SVR). A partir desta terça-feira (27), será possível habilitar a solicitação automática de resgate de valores. A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem tem chave Pix do tipo CPF. Quem ainda não tem essa chave, deve cadastrá-la junto à sua instituição financeira.
“A novidade é apenas na forma de solicitar o resgate. Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais”, esclareceu o BC.
Segundo a autoridade monetária, com a nova funcionalidade não será preciso consultar o sistema periodicamente, nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome. Quando algum valor for devolvido, o crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão.
“A adesão ao novo serviço é facultativa. Para habilitar, é necessário acessar o SVR com uma conta gov.br de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativada”, disse o BC.
Últimas Notícias
- Operação Iluminar – RU Lagoa - 16:50 Quatro são presos acusados de "gato" em Campo Grande
- Campo Grande - 16:26 Ação desocupa quatro imóveis no Centro
- Ladário - 16:08 Homem instala armadilha com tela energizada e mata 3 cães
- Tentativa de feminicídio - 15:47 Mulher é baleada pelo marido
- Polícia - 15:35 Carro abandonado com 550 pacotes de cigarro ilegal é apreendido
- Atenção ao prazo - 15:10 Com mais de 245 mil contribuintes em atraso, última parcela do IPVA vence nesta sexta
- Primeira noite de frio - 14:50 Mais de 50 moradores em situação de rua procuraram acolhimento no Parque Ayrton Senna
- Previsão do tempo - 14:30 Defesa Civil emite alerta de geada para Campo Grande nesta sexta-feira (30)
- Economia - 14:00 Lojas do Pátio venderão produtos com redução de impostos
- Operação RENOE - 13:50 Choque apreende mais de 30 kg de maconha e 1 kg de cocaína em MS