
Professor, consultor e Chef Nikkei, especializado na fusão das cozinhas peruana e japonesa. Idealizador do projeto 'O Cromossomo do Amor' que ensina técnicas da cozinha para jovens com síndrome de down.
Sumonomo - linda, refrescante e deliciosa
Quarta-feira, 20 Maio de 2020 - 16:40

Olá pessoal! Sejam bem-vindos ao meu Diário de Influência, uma plataforma regional, 100% digital do Mato Grosso do Sul, pela TV MS Record.
O artigo de hoje é sobre essa saladinha japa tão queridinha por nós brasileiros. Agridoce, avinagrada e de ótimo aspecto, o sunomono conquista cada vez mais espaço entre as entradas prediletas do sul-mato-grossense.
Tendo o pepino japonês como ingrediente principal, o sunomono é riquíssimo em potássio e contribui para rejuvenescimento do rosto.
Basicamente o sunumono é uma saladinha de pepino japonês com vinagre de arroz e um toque de sementes de gergelim. Porém, há quem prefira dar um toque mais sofisticado, adicionando à receita carne de caranguejo e wakame, garantindo fonte de proteína, cálcio e iodo.
Nota: Consumir o sunomono fresquinha. Em temperatura de geladeira é o ideal, pois assim não se acentua o sabor avinagrado do vinagre de arroz.
E aí, vamos à receitinha? Antes, irei postar aqui para vocês como a fonte da Wikipédia define essa saladinha linda, querida e deliciosa.
Sunomono, que significa literalmente "coisas avinagradas", é um prato típico da culinária japonesa, geralmente servido em pequenas porções. Sunomono é considerado uma salada, sendo um complemento para um prato principal e tem como ingredientes: vegetais, peixes e/ou frutos do mar, que podem ser crus ou levemente cozidos (para preservar as cores e texturas naturais), misturados com molho à base de vinagre de arroz.
Algumas receitas mais completas de Sunomono incluem algas Wakame, kani-kama (kamaboko de caranguejo) e até Harussame, um macarrão fininho e transparente feito à base de feijão moyashi, mas os ingredientes básicos são pepino, vinagre de arroz, sal, açúcar e gergelim.
Preparando o Sunomono:
Com uns 3 pepinos japonês você já garante uma boa quantidade de sunomono (pelo menos para 4 pessoas). Vai precisar de um laminador para deixar as fatias de pepino com tamanho padrão (o laminador encontra facilmente nos supermercados ou loja de utensílios domésticos).
Lave bem os pepinos e lamine-os (cuidado para não se cortar). Coloque-os numa tigela e polvilhe sal refinado para hidratar o pepino.

Nota: Não é necessário descascar o pepino japonês, pois diferentemente do nosso nacional, a casca não é amarga.
Enquanto as fatias de pepino hidratam, vamos fazer o nosso molho que tem como base o vinagre de arroz, açúcar refinado e sal refinado.
Para esta quantidade de pepino, 400ml de molho será suficiente e iremos precisar de:
· 250 ml de vinagre de arroz.
· 250 g de açúcar refinado
· 25 g de sal refinado
Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes e mexa até dissolver o açúcar, aproximadamente 5 minutos e reserve na geladeira.
Após o preparo do molho, retire o sal do pepino. Lave bem para retirar todo o sal que usamos para amolecer (hidratar o pepino). Coloque-os numa tigela bem bonita (de preferência transparente) ou uma colorida bem bonita. Regue com o molho e finalize sua saladinha sunomono com gergelim preto e branco ou como preferir.
Você pode cortar uns cubinhos de KANI (carne de caranguejo), dar um toque com algas (wakame). Que tal usar flores comestíveis? O prato é seu e a criatividade é livre, então use e abuse de tudo que você tiver acesso para deixar sua saladinha ainda mais colorida e repleta de nutrientes.

Viu como é fácil preparar uma saladinha sunomono?
Agora é com vocês, espero que aceitem esse desafio, façam em casa, tirem uma foto bem bonita, postem nas redes sociais e marquem o meu @ig: @edurejala @chefedurejala.
Bom apetite!
“A Gastronomia aproxima as pessoas. Onde tem comida, tem alegria e também relacionamento"
Chef Edu Rejala