• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
Diário Influência
Diário Influência
Imagem

EDU REJALA

Professor, consultor e Chef Nikkei, especializado na fusão das cozinhas peruana e japonesa. Idealizador do projeto 'O Cromossomo do Amor' que ensina técnicas da cozinha para jovens com síndrome de down.

Minhas Redes Sociais:

Sobá, prato patrimônio imaterial cultural de Campo Grande

Segunda-feira, 13 Janeiro de 2020 - 17:19


Sobá, prato patrimônio imaterial cultural de Campo Grande

Olá, sejam bem-vindos ao nosso Diário! O artigo de hoje é sobre um clássico da cultura oriental japonesa com uma superinfluência aqui da nossa cidade morena. Huuuuummmmm... Sério, minha boca enche d´água  só de falar neste prato.

De origem japonesa, mais precisamente da Ilha de Okinawa, localizada no Oceano Pacífico, com um território de aproximadamente 110 km de comprimento e 11 km de largura.

Essa deliciosa comida que mescla técnicas e sabores orientais com um toque campo-grandense, o nosso Sobá já rompeu fronteiras e tem conqustado paladares em outros Estados desse nosso Brasil. É preparado com massa feita à base de trigo, mergulhado em uma sopa (molho) feita à base de caldo, cebolinha fresca, fios de omelete e proteína (suína ou bovina).

“No início, era só um prato dos imigrantes que vieram de Okinawa para as terras de Mato Grosso do Sul, que o consumiam reservadamente por receio de serem tachados de exóticos. Só que os habitantes locais, por curiosidade, resolveram experimentar, e o sobá dos okinawanos caiu no gosto popular. O sobá de Campo Grande sofreu adaptações a partir da receita original do Okinawa Sobá, e adquiriu o status de bem cultural de natureza imaterial, por meio do decreto municipal n° 9.685, de 18 de julho de 2006 e foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O Festival do Sobá, que é realizado todos os anos em agosto, chega a movimentar 200 mil pessoas, e é animado com espetáculos de danças folclóricas de Okinawa a shows de música sertaneja com grandes estrelas do gênero.

Fonte: hashitag.com.br

Vamos à receitinha! Aqui peço que vocês foquem no preparo do molho, que está bem explicadinho e com a quantidade de todos os ingredientes. Essa receita rende bastante (aproximadamente uns 3 litros). O macarrão você encontra em supermercados, na loja do produtor e também no comercial Daiji (Rua Sebastião Lima, 1005). A cebolinha basta cortar fininha, a carne em iscas temperada com sal, pimenta do reino, vinagre e shoyu e omelete simples de ovos cortado bem fininho.

Você irá precisar desses utensílios:

- Tábua

- Faca

- Panela (para preparo do molho)

- Frigideira (para o omelete e carne)

- Peneira

- Cumbuca (para servir)

Medidor (ml)

Base:

Macarrão

Modo de preparo (macarrão):

Cozinhe por aproximadamente 2 minutos, escorra a água e reserve.

Molho:

Ingredientes:

- 1 kg de ossobuco

- Talos de um maço de cebolinha

- 100 g de gengibre em pedaços

- 400 g de cebola (descascada, cortada ao meio ) – 2 unidades.

- 2 litros de agua

- 1 litro de shoyu

- 30 g de hondashi

Modo de preparo (molho para sobá):

Pique (em pedaços grandes) todos os ingredientes e ferva em fogo baixo por 45 minutos.

Nota: após 30 minutos, acrescente 500 ml de água. Ao término dos 45 minutos, coe e reserve.

Finalização:

- Carne (iscas)

- Cebolinha (picadinha)

- Omelete (fios)

Montagem:

Ideal que sirva o Sobá em uma cumbuca redonda de aproximadamente 500 ml. Acrescente primeiro o macarrão (200 g), monte os ingrediente em formato de triângulo (cebolinha, carne e os fios de omelete), por último adicione  o molho bem quente (150 ml) por cima da carne e sirva.

Bom apetite !!

“ A Gastronomia aproxima as pessoas. Onde tem comida, tem alegria e também relacionamento” – Chef Edu Rejala.

SIGA-NOS NO Google News