
Professor, consultor e Chef Nikkei, especializado na fusão das cozinhas peruana e japonesa. Idealizador do projeto 'O Cromossomo do Amor' que ensina técnicas da cozinha para jovens com síndrome de down.
Não é moda, é Ceviche!
Quinta-feira, 31 Outubro de 2019 - 19:04

Essa iguaria pode ser encontrada em boa parte da América Latina – principalmente nos países banhados pelo oceano Pacífico. Mas caiu no gosto dos brasileiros há bem menos tempo.
O restaurante Wanchako, da Chef Simone Bert, localizado em Maceió (AL) aberto em 1996 no Nordeste, foi um dos primeiros a oferecer o ceviche no País.
Prato considerado patrimônio cultural no Peru é preparado a base de peixes e frutos do mar, limões, cebola roxa, coentro e especiarias.
É deste emblemático e refrescante prato Peruano que surge o famoso “LECHE DE TIGRE” (“leite de tigre” traduzido em português).
Leche de Tigre é o suco branco que resulta do cozimento dos pescados no limão e especiarias.
Em Campo Grande sua presença era bem tímida há alguns anos, presente como uma das opções nos cardápios de restaurantes de comida japonesa. Entretanto os ceviches já estão entre os queridinhos dos campo-grandenses.
As duas “cevicherias” de destaque em São Paulo é a franquia Peruana LA MAR e a rede RICONCITO PERUANO do Chef Edgard Villar.
Porém em meio tantos Peruanos existe um Colombiano que sempre encantou sampa com seus “riquíssimos” ceviches, o Chef Dagoberto torres, Chef-Proprietário do BARÚ MARISQUERIA (Rua Augusta, 2542/São Paulo). Para “Dago” (como o Chef é carinhosamente chamado pela sua equipe) o ceviche é infinito, repleto de cores e sabores. Com certeza você deve passar por lá quando estiver em São Paulo.
Tive a honra de estagiar com grandes nomes dessa iguaria no Brasil e criar minha própria receita, o ceviche MIRAFLORES. É a minha homenagem ao charmoso bairro da capital Limeña. O prato tem a combinação do salmão fresco com maracujá e finalizado com pétalas de flores comestíveis.
Outro Chef que vale ressaltar aqui é nosso querido e sul-mato-grossense Paulo Machado, professor, pesquisador e cozinheiro que todos os anos faz uma aventura gastronômica para o Peru com o Food Safari.
Atualmente o ceviche “mais fresquinho” do Chef Edu está sendo servido no JERI BEACH BAR, localizado na rua Cacildo Arantes, 46 – Chácara Cachoeira.
Receita de Ceviche Clássico Peruano
Ingredientes:
- 150 gramas de peixe branco (fresco)
- 1 (medida de colher de café) de sal (temperado com pimenta do reino)
- 1 (medida de colher de sopa) de milho
- pimenta dedo de moça picadinha a gosto (sem semente).
- 1/6 de cebola roxa (a gosto)
- 7 folhinhas de coentro (a gosto)
- 80 ml de suco de limão (coado).
- 2 pedras de gelo.
- chips de batata doce.
Modo de preparo:
Corte o filé de peixe em cubos (formato de dadinhos), tempere com o sal, junte o limão e mexa por 2 minutos. Acrescente os demais ingredientes (exceto o gelo) e mexa por mais 1 minuto. Adicione as pedras de gelo e mexa um pouco mais. Esse processo é necessário para deixar o ceviche fresquinho. Retire o gelo e sirva. Use os chips de batata para acompanhar e também decorar seu ceviche.
Nota: Para esta receita utilize a tilápia fresca, que tem um ótimo custo beneficio na nossa Capital Morena. Mas outros peixes como robalo e linguado também podem ser utilizados. Assista o vídeo aqui na nossa plataforma e conheça o molho AJI AMARILLO, utilizado por mim para dar ainda mais cor e sabor em nossos ceviches.
Desafio você a reproduzir este colorido e divertido prato na sua casa. Lembrem-se, o ceviche “és infinito”.
“A gastronomia aproxima as pessoas, onde tem comida tem alegria e também relacionamento” – Chef Edu Rejala.
Bom Apetite !!