• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
Diário Influência
Diário Influência
Imagem

EDU REJALA

Professor, consultor e Chef Nikkei, especializado na fusão das cozinhas peruana e japonesa. Idealizador do projeto 'O Cromossomo do Amor' que ensina técnicas da cozinha para jovens com síndrome de down.

Minhas Redes Sociais:

Causa, uma iguaria cheia de história e muito saborosa

Sexta-feira, 28 Fevereiro de 2020 - 17:07


Causa, uma iguaria cheia de história e muito saborosa

Olá gente, chegou o dia de escrever sobre esse prato maravilhosoooo da cozinha “raiz peruana”. Apresento para vocês a “CAUSA PERUANA”, um prato com história e sabor. 

O preparo e a apresentação da entrada favorita dos peruanos são bastante semelhantes com nosso suculento “escondidinho”, porém a Causa é servida, na maioria das vezes, fria e é a base de batata.

Eu particularmente gosto de prepará-la com batatas inglesas (custo e beneficio), cozinhando-as com açafrão-da-terra para deixar com um aspecto mais “vibrante” (além de suas propriedades) e temperada com limão, sal, pimenta do reino preta, creme de aji amarillo. Hummmmm...  Bom! Isso já é assunto para logo mais no passo a passo da nossa receitinha. ;) rss..

Antes da nossa receita pesquisei um pequeno artigo para que saibam um pouco da história que tem por trás desse prato.

A causa é um encontro de titãs: a batata e a pimenta ají amarela” – Gastón Acurio

Causa Peruana (em espanhol)

La papa peruana es considerada sin igual, gracias a su incomparable sabor y textura que puede ser combinado en mil maneras. Para aquellos que desconozcan, los primeros vestigios de papa datan de hace más de 8,000 años atrás y fueron encontrados cerca del pueblo de chilca al sur de Lima. Es así que nacida de nuestra cultura quechua, cuentan las leyendas que luego de que los fundadores del Incanato, Manco Cápac y Mama Ocllo, emergieran del Titicaca fueron instruidos en el cultivo de la papa por el mismo dios Wiracocha.

Pero quien iría a pensar que además de ser protagonista en muchas mesas alrededor del mundo, también tuviera participación especial en nuestra historia.

Todo sucedió allá por los tiempos de la guerra con Chile, en que las valerosas mujeres peruanas pensaban en alguna manera de ayudar a aquellos soldados que defendían nuestra patria. Se organizó entonces una recolección de lo que voluntariamente pudiera darse, logrando acopiar: maíz, alverjas, zanahorias, entre otros; infaltable por supuesto la papa. De todo ello surgió la idea de crear un nuevo plato que pueda ser vendido y que ayude a solventar el auxilio necesario. Se cocinó la papa, se prensó, se aderezó con ají, limón y aceite. Se logró una masa homogénea que pudo ser rellenada con ingredientes diversos. El resultado se comercializó a través de las vianderas limeñas que la ofrecían “Por la Causa”, por la causa limeña, naciendo así el delicioso plato que hoy asombra a muchos. Platillo que por su sencillez y variedad ha logrado sobrepasar las fronteras peruanas, haciéndose irresistible.

Todo ello nos trae a la memoria que no nace en vano el dicho popular “Más peruano que la papa”. Así que como verán tenemos otro motivo más de estar orgullosos de nuestros orígenes y del fruto de, como dirían nuestros abuelos, una tierra bendita por Dios.

Causa, uma iguaria cheia de história e muito saborosa

Vamos a nossa receitinha de hoje!

Modo de preparo da base (massa):

Cozinhe batatas sem casca e com açafrão-da-terra (se preferir poderá assá-las no forno), depois amasse-as com um garfo até formar um “massa” e tempere com um toque de limão taiti (ou siciliano), sal, pimenta do reino preta moída e creme de aji amarillo. Reserve na geladeira. (no post “Quer aprender a fazer  o Ceviche?") você encontrará um vídeo com o passo a passo deste creme de aji amarillo.

Recheio:

São “inifinitos” os recheios para a Causa Peruana. Frango, frutos do mar, peixes, carne vermelha etc.

Vamos de camarão:

Cozinhe os camarões, pique-os e misture com um pouco de maionese, sal, azeite e salsinha.

Molho:

Para acompanhar patê de camarão prefiro um molho verde, de manjericão.

Bata no liquidificar um pouco de maionese, folhas frescas de manjericão com toque de azeite e sal. Depois do molho batido use um pouco de suco de limão para deixá-lo mais liquido e com um leve toque de acidez.

Montagem:

Essa foto da capa serve para inspirar você na sua apresentação. Desafio você também a pesquisar no Google imagens para buscar mais inspirações e preparar uma Causa de encher os olhos.

Com a ajuda de um aro, coloque-o no centro do prato e coloque um terço do aro com sua base de batata temperada, depois acrescente outro terço do aro com seu patê e cubra a terceira parte com mais massa de batata.

Finalização:

Para finalizar, decore um um camarão inteiro (grelhadinho), um raminho de manjericão, um ovo de codorna, um corte de pimenta dedo- de-moça, pedaços de abatace  e o molho de manjericão.

BOM APETITE !!

A Gastronomia aproxima as pessoas. Onde tem comida, tem alegria e também relacionamento" - Chef Edu Rejala

SIGA-NOS NO Google News