• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
EDU REJALA

Professor, consultor e Chef Nikkei, especializado na fusão das cozinhas peruana e japonesa. Idealizador do projeto 'O Cromossomo do Amor' que ensina técnicas da cozinha para jovens com síndrome de down.

Minhas Redes Sociais:

Bacupari – fruto Amazônico também encontrado em nosso Cerrado

BACUPARI (Garcinia brasiliensis).

“A grande esperança nas pesquisas contra o câncer”

Estávamos eu e três amigos cozinheiros (Sylvio, Guga e Lucas) aproveitando o Rio Formoso, no Rancho Yporã na cidade de Bonito/MS, quando observamos muitas frutinhas de cores amarelas e alaranjadas. Como somos muito curiosos,  porém sem conhecer a fruta, decidimos que cada um comeria apenas uma....rsrs

Para a surpresa do nosso paladar, o sabor fazia jus à sua beleza externa. Hummmm... doce, macia e agradável foram algumas das nossas definições para esta frutinha que logo mais iríamos descobrir que não só é comestível mas também é a esperança nas pesquisas contra o câncer.

Essa frutinha também é conhecida como bacuri-mirim, bacoparé, bacupari-miúdo, bacuri-miúdo, escropari e limãozinho. Curioso, né?  Esse é nosso incrível Brasil e suas florestas, cheias de cultura, cores e sabores.

Vou compartilhar com vocês a pesquisa que fiz sobre os benefícios desta frutinha MARAVILHOSAAA.

Agora já sabem: quando estiver nas margens dos nossos rios e reconhecer essa “frutinha dos Deuses”, não se intimide e se lambuze desse fruto que a natureza nos oferece.

Bom apetite!!

Benefícios do Bacupari

-  Dentes: O Bacupari possui substâncias químicas que combatem os micróbios causadores de cáries. A 7-epiclusianona, encontrada no Bacupari, mostrou-se tão potente quanto a clorexidina, o antibiótico mais forte usado pelos dentistas. A vantagem da 7-epiclusianona sobre a clorexidina é que essa substância só mata as bactérias da boca, não escurece os dentes, não tem cheiro e nem gosto ruim.

-  Câncer: Vários estudos brasileiros já mostraram uma grande eficácia do Bacupari para ajudar no combate de câncer de próstata, câncer de mama, tumores em geral e infecção no trato urinário, entre outros.

- Pele: As folhas do Bacupari são usadas para tratar doenças na pele, principalmente para tirar manchas.

- Curar Feridas: O Bacupari é utilizado na medicina popular em forma de chá para alívio de feridas e processos infeciosos e na prevenção de cáries dentárias.

- Intestino: Estudos anteriores já demonstravam a eficácia do Bacupari em matar bactérias que causam doenças no intestino.

- Tratar Aftas: Existem várias outras pessoas que bochecham o extrato do Bacupari para tratar a afta.

- Rins: Existem também substâncias antibacterianas encontradas na casca do Bacupari. Há relatos de pessoas que usam as folhas da planta para tratar tumores e pedras no rim.

- Rosto: O Bacupari funciona como um tônico que ajuda a limpar e a compensar algumas características da pele, como o excesso de oleosidade. Mantém o equilíbrio natural, revigora e recupera a vitalidade da pele.

- Energia: O Bacupari ajuda a dar mais energia ou a vitalidade dos tecidos após um período de fraqueza deixada por algumas doenças.

-  Cicatrizar: Por conter propriedades anti-inflamatórias, o Bacupari ajuda a acelerar o processo de cicatrização de vários tipos de feridas, pois ajuda as células da pele a se recuperarem mais rapidamente.

“A gastronomia aproxima as pessoas. Onde tem comida, tem alegria e também relacionamento”


DEIXE SEU COMENTÁRIO