• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
EDU REJALA

Professor, consultor e Chef Nikkei, especializado na fusão das cozinhas peruana e japonesa. Idealizador do projeto 'O Cromossomo do Amor' que ensina técnicas da cozinha para jovens com síndrome de down.

Minhas Redes Sociais:

Angus – um taurino britânico

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu Diário de Influência, uma plataforma regional 100% digital do Mato Grosso do Sul. O tema de hoje é sobre essa raça que surgiu no país escocês e disseminou para o mundo. E a proteína, tão apreciada no dia a dia da cozinha do brasileiro.

Uma leitura de 10 minutinhos que valerá “muito a pena”, que te deixará por dentro deste universo saboroso  para compartilhar com seus amigos e familiares degustando um bom churrasco!

Aproveito a oportunidade para deixar aqui a indicação de um excelente churrasqueiro para algum evento (almoço, aniversário), para que vocês possam aproveitar melhor esse momento. Diego Costa (Palpite de Ogro), excelente profissional, que com toda certeza, encantará o paladar dos seus convidados. Telefone para contato: 9.8115-0281.

 Pesquisando sobre o tema, fiquei encantado desde a história, do cruzamento, e também dos muitos pontos positivos para a economia e para o produtor.

Nobratta - a nobreza da carne Angus

Orgulhosamente escrevo sobre essa marca de Angus que já está disponível nas principais lojas da rede de Supermercados Comper. Eu adoro comprar na loja 45, o Hipercomper do Jardim dos Estados (na avenida Mato Grosso esquina com a avenida Ceará), principalmente à noite ou no comecinho da madrugada.

A Nobratta é uma marca exclusiva da Rede de Supermercados Comper e desenvolvida em conjunto com o Frigorífico Boibras com o objetivo de oferecer o produto com certificação Angus de qualidade, garantindo ao consumidor muito mais sabor, maciez e suculência.

No site da Nobratta você encontra diversas receitinhas para você e sua família praticarem na sua casa. Acesse o www.nobratta.com.br e desbrave os 24 cortes disponíveis dessa carne de qualidade superior.

"É excelência, é Angus, é Nobratta" - Chef Edu Rejala

A História do Angus

Esta raça, um animal britânico, originou-se da região escocesa, e foi trazida para o nosso país a partir dos pastos da área do Bagé. Portanto, considera-se, hoje, um importante centro da criação desta raça no nosso país.

Dentre os primeiros registros da genética, data-se o ano de 1906, a partir do criador chamado Leonardo Collares Sobrinho, que orientou o cruzamento da raça com o touro Menelik, uruguaio.

Com os primeiros inscritos Angus, até os dias atuais, o desafio se multiplica para esta raça, que apresenta uma carne macia e saborosa, com reconhecimento no mundo inteiro. É uma raça que está expandindo cada vez mais.

A partir do ano de 1920, a raça, em questão, já dominava os campos do Rio Grande, em virtude da grande adaptabilidade que o animal britânico trouxe aos pampas. Naquele momento, ocorreram determinadas exposições de agropecuária, que reuniam aproximadamente 600 criadores de Angus, iniciando a presença desta raça pelos campos do Brasil.

(Fonte: tecnologianocampo.com.br)

“O Aberdeen Angus tem destaque entre diversas raças de touro, em virtude da reunião de características de caráter positivo que asseguram resultados muito importantes para a economia em relação ao gado de corte"  (tecnologianocampo.com.br)

Vantagens e Características do Angus

A raça Angus apresenta diversos benefícios para aqueles que trabalham com o exercício agropecuário. Além destes ganhos rentáveis que são conquistados com a produtividade da Angus com certificação, os criadores têm vantagens no seu próprio pasto.

Isto porque, a raça em questão, apresenta uma liquidez maior, caracterizam-se precoces, dóceis, com excelência ponderal do aumento do peso em condição diferenciada do relevo e do clima.

Vida longa e Fértil

Buscando uma maior eficiência na pecuária, ao planejar um cruzamento, deve-se considerar não apenas o uso de novilho precoce e pesado, mas a fêmea de reprodução que apresente um índice alto da capacidade materna, prazos curtos entre partos e respostas positivas de reprodução em relação a repetição da cria.

Por meio de uma raça fértil, os animais, em questão, são capazes de proporcionar aos criadores um rendimento maior, com um maior quantitativo de bezerros e quilos alcançados em cada hectare.

Com uma raça que vive mais e tem associação à fertilidade, o resultado é uma quantidade maior de crias reproduzidas.

Gado precoce

Em relação a precocidade da raça, o reflexo está no abate do novilho jovem que, caracterizada por uma necessidade do mercado, trata-se de um aspecto essencial da pecuária de retorno célere.

Rústico

O caráter de rusticidade tem identificação fácil pelo grande quantitativo de animais disseminados por diversas áreas diferenciadas pelo clima do país, que se mantém com a qualidade, sem alterações.

A raça Angus é mais resistente a quaisquer enfermidade, adapta-se a condição ambiental onde está sendo criado, tanto com altas temperaturas ou baixas, solos diferenciados, campos abrigados ou altos, pastos ricos ou pobres.

Ainda que em situação adversa, a fêmea Angus faz a produção de bezerros e conseguem amamentar de forma adequada, mesmo que, em alguns casos, seja preciso sacrificar partes do elemento gorduroso marmorizado.

Parto fácil

Ao gerar um terneiro com porte mediano, não sendo tão pesado ao ser parido, o ventre desta raça apresenta redução dos desgastes ao parir, abreviando a recuperação após os partos, facilitando repetições de cria e reduzindo intervalos entre os partos.

Carne de qualidade

Trata-se de um dos atributos da raça, pois disponibiliza de uma qualidade excelente da carne. Isto é evidenciado por meio de opiniões de autoridade da área e, com confirmação nos mais diferenciados concursos procedidos em mercado de produtores principais.

É uma raça que faz a produção da carne com qualidade, não apenas para o mercado interno, mas também ao externo. A raça faz a apresentação de 3mm a 6mm de elemento gorduroso, bem como a marmorização da carne. Isto confere a ela a qualidade do sabor e da maciez.

Angus apresenta uma distribuição de gorduras uniformes nos tecidos dos músculos. É importante que tal distribuição tenha exaltação ao passo que as gorduras se derretam de forma parcial pelo efeito do calor, impregnando as partes magras. Isto faz com que o seu valor melhore de forma apreciável, de modo a torná-la apetecível e tenra.

Pontos Fortes do Angus

De modo geral, é possível destacar os seguintes pontos fortes para a raça, em questão:

•             habilidade materna;

•             precocidade sexual;

•             facilidade do parto;

•             eficiência alimentar;

•             carne saborosa e macia.

Trata-se de uma raça de produção extrema no campo e que disponibiliza uma carne ótima, acompanhada de índice bom de marmoreio e uma capa gordurosa dotada de uniformidade e espessura.

Existem ainda alguns pontos a terem melhoras, porém, trata-se de um animal resistente a carrapatos, e que se adapta ao clima brasileiro por meio da seletividade de animais que apresentam pêlos lisos e curtos.

(Fonte: tecnologianocampo.com.br)

Bom apetite!

A Gastronomia aproxima as pessoas. Onde tem comida, tem alegria e também relacionamento

Chef Edu Rejala 


DEIXE SEU COMENTÁRIO