
Professor, consultor e Chef Nikkei, especializado na fusão das cozinhas peruana e japonesa. Idealizador do projeto 'O Cromossomo do Amor' que ensina técnicas da cozinha para jovens com síndrome de down.
Açaí - O ouro negro
Sábado, 04 Janeiro de 2020 - 17:33

“É uma febre.. O boommm do momento” – Nazareno Alves da Silva, do Point do Açaí, em Belém do Pará.
Pessoal estou muito feliz em compartilhar esse artigo com vocês aqui no nosso Diário (Diário de Influência) pois conheci no último novembro, durante a sexta edição do evento gastronômico Cata Guavira (Bonito/MS) uma pessoa de Belém do Pará que sabe tudo e manja muito deste produto que o sul-mato-grossense ama. Nazareno é proprietário do restaurante Point do Açaí (Belém do Pará) que tem muitaaa propriedade quando o assunto é açaí.
Meus artigos tem como finalidade trazer informações superficiais sobre assuntos da nossa gastronomia para adquirirmos um pouco de conhecimento, porém com o intuito de desafiar vocês a pesquisarem mais sobre o mesmo.
Quem dispensa um açaí, né? Como você prefere?
Com leite condensado, leite ninho, fruta, mel e granola? rsrsrs
Esse é nosso costume por aqui e o que quero falar para vocês, além, é claro dos benefícios desse fruto maravilhoso, é um pouco sobre a cultura da terra do açaí, de onde vem os melhores açaís do mundo: Belém do Pará.
E açaí com farinha e peixe, que tal?

“Tempere o peixe com sal e pimenta, passe-o na farinha de trigo, nos ovos e na farinha de rosca. Aqueça o óleo e frite. Bata a polpa de açaí no liquidificador e sirva”
Fonte: google.com/mdemulher
No Pará é assim que se come o açaí: com a comida mesmo. Tem gente que acrescenta farinha de mandioca ou goma de tapioca. Tem gente que banha o peixe no açaí, outros misturam no prato. Outros deixam para beber o açaí no final da refeição. Mas não tem granola, nem frutas como estamos acostumados a comer por aqui. (Confiram as fotos que disponibilizei do Point do Açaí em Belém do Pará)
Restaurante Point do açaí– Belém do Pará
Em pelo menos três endereços: Rua Veiga Cabral, 450; Avenida Castilhos França, 744 e na Rua Municipalidade, 897 o Point do Açaí é sucesso e faz a alegria do paraense.
Sob o comando de Nazareno, sua esposa Elyne Suane e equipe, o Point do Açaí oferece aos clientes uma comida com iguarias da região com aquele gostinho que lembra a casa da gente, com higiene impecável sob um rígido controle de qualidade.
Com o compromisso de preservar e divulgar o regional do jeito mais saboroso, o Point do Açaí oferece em seu cardápio aquela comidinha da vó. Huuuummmmm...
Camarão, charque, peixe frito, pirarucu e até picanha fazem parte das opções disponíveis para voce saborear seu açaí em grande estilo.
Você sabia?
Que uma palmeira dá até 9 cachos durante o ano (na safra)?

Entenda por que as dúvidas se açaí emagrece ou engorda
Antes de ser processado, o fruto de açaí possui cerca de 65 calorias a cada 100g. Até aí, maravilha! O problema é quando ele é transformado em polpa. "Seu teor calórico pode até triplicar devido ao xarope de guaraná e banana, que geralmente lhe são acrescentados para sua comercialização", destaca a nutricionista Michelle Mendes. Portanto, na sua forma natural o açaí não causa tanto impacto no peso, "já que é rico em fibras e possui somente o açúcar natural da fruta. Já o açaí batido na tigela, sua forma mais popular, deve ser consumido com moderação, pois na maioria das vezes já possui em sua composição ingredientes como açúcar, xarope de guaraná ou xarope de milho", completa a nutricionista.
Além disso, a nutricionista Cyntia Maureen conta que, de forma geral, se consumido em uma dieta correta e balanceada, o açaí pode favorecer o emagrecimento, já que aumenta a saciedade. "Os antioxidantes do açaí podem estimular a redução dos lipídeos, do colesterol ruim e da glicose, o que diminui os riscos de síndrome metabólica e diabetes tipo 2. Porém, não existe milagre, apenas consumir o açaí, sem mudança no estilo de vida e hábitos alimentares, não leva a perda de peso", ressalta.
Fonte: minhavida.com.br
Benefícios do Açaí
Devido aos antioxidantes o açaí auxilia no combate aos radicais livres e, por isso, ajuda a diminuir o envelhecimento e o risco de algumas doenças, inclusive o câncer.
• Age como um tônico cardioprotetor
• Ajuda o sistema circulatório
• Reduz as taxas de colesterol
• Tem ação anti-inflamatória
• Ajuda o aparelho digestivo
• Promove a saúde intestinal
• Protege a pele da ação dos raios solares
• Age na saúde dos olhos
• Pode ajudar na prevenção da doença de Alzheimer
• Contribui para a longevidade
Fonte: minhavida.com.br