• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
LÍVIA TOSTA

Campo-grandense formada em Publicidade tendo atuado em revista e produtora de vídeo. Sempre teve talento artístico, especialmente no segmento da Moda por onde começou a empreender. Tem graduação em Moda e agregou a Beleza ao seu conhecimento. Em Londres cursou a maior escola de beleza da Europa, a AOFMakeup.

Minhas Redes Sociais:

Sobre autocuidado e amor próprio

Oie!

Bom, você sabe que esses dois conceitos são imprescindíveis para uma vida plena, certo? E sabe que um complementa o outro?

Estamos na era da autoestima. Em todas as mídias vemos opiniões sobre esse tema. Por isso, temos que ter atenção para o autocuidado, para não cair na modinha do “passar um creme, fazer um spa”, é algo muito mais complexo que cuidar da beleza, e para ele funcionar, deve estar aliado ao amor próprio.

Sim, o autocuidado consiste em fazer um spa day, cuidar da sua aparência, do seu corpo. Mas não só, já que o autocuidado consiste em cuidar de si, suprir suas necessidades, sejam do que forem. Então cuidar da sua mente lendo livros, fazendo terapias, meditações, cuidar do seu corpo fazendo o tal do spa day, exercícios físicos, e cuidar do seu emocional, respeitando e permitindo sentir o que você sente.

Assim, você precisa identificar suas necessidades, e para isso, é necessário autoconhecimento. Preste atenção no que acontece no seu dia-a-dia e como isso afeta suas emoções, sua alimentação, suas ideias. Seja autêntico, assuma suas limitações e habilidades e ame-se, acima de tudo.

O amor próprio cresce a partir desse momento de autoconhecimento e respeito a si mesmo. Não se cobrar tanto, não se comparar, mude o que ache que precisa mudar, cuide da sua saúde, se relacione com quem você gosta, afaste-se de quem não te faz bem, seja grata e pense positivo.

Sem autocuidado, você irá passar sua vida estressada, doente e exausta. Sem cuidar de você, sem se amar, você vai acabar perdendo as coisas importantes da vida e perder os momentos bons com quem você ama.

Aqui vão algumas dicas para trabalhar o amor-próprio e o autocuidado:

Ame-se diariamente incondicionalmente

Se ame todos os dias, independente da correria, do dia, do momento, assim você passará a reconhecer melhor o que não te faz bem, e eliminar tudo isso da sua vida.

Remova o que for desnecessário

Sabe aquele armário abarrotado? Aqueles perfis das redes sociais que só fazem você se sentir mal? Aquela pessoa chata que fica te perturbando? Então, elimina tudo já! Limpeza geral na vida.

Se cuide como um todo

Como já dito, cuide do seu físico, mental e espiritual, diariamente.

Siga suas paixões

Você faz o que você ama? É claro que precisamos ser práticos, mas, incluir algum hobby, ou até mudar de emprego pode fazer uma mudança gigante em sua vida.

Não tente agradar todos a todo tempo

Será mesmo necessário ficar agradando aquela pessoa? Será que você não está se anulando? Já parou para pensar em como você se sente e não o outro, naquela situação?

Cultive o hábito da gratidão

Se o dia está ruim, agradeça por estar viva, agradeça por ter a oportunidade de descansar. Se o dia estiver bom melhor ainda! Agradeça, sinta e memorize esse momento, para você facilmente sempre reconhecer as pequenas vitórias.

Honre seus sentimentos

Sim, temos que ser gratos até nos dias ruins, mas isso não impede de sentirmos aquela tristeza no momento. Permita-se sentir o que for preciso, aceite e deixe passar. Permita-se celebrar até as pequenas coisas, não se esqueça de celebrar a vida!

Essas foram algumas dicas para você se cuidar e se amar, não se esqueça de praticar isso diariamente. E não perca minhas lives diárias às 8h para te ajudar a começar o dia linda!

E ai, o que você faz para se cuidar?

Um beijo e até a próxima!


DEIXE SEU COMENTÁRIO