• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
Diário Influência
Diário Influência
Imagem

Manoel Afonso

Manoel Afonso é um dos principais colunistas políticos de Mato Grosso do Sul. Também é advogado, mas há mais de 20 anos dedica-se exclusivamente ao jornalismo.

O eleitor só observa, decisão vem depois, por Manoel Afonso

Eleitor sabe quem é falso, malandro, mas competente, ‘vaselina’, esquerda oportunista ou direita de ‘araque’.

Sexta-feira, 04 Julho de 2025 - 15:15


O eleitor só observa, decisão vem depois, por Manoel Afonso
(Foto: Arquivo/DD)

REFLEXÃO: Difícil saber o que se passa na cabeça do eleitor, o receptor de que ouve ou enxerga no seu dia a dia. Sabe quem é falso, malandro, mas competente, ‘vaselina’, esquerda oportunista ou direita de ‘araque’. Poucos eleitores olham para dentro de si para questionar. Aí adotam o pragmatismo da ‘Lei do Gerson’. ‘Aquela famosa! ’

DESAFIOS: Não faltam aos candidatos, independentemente do que mostram as pesquisas. No quadro local há de se admitir que o favorito Reinaldo Azambuja ao Senado, também atrai questionamentos. Um deles: qual será mesmo a postura do eleitor bolsonarista raiz?  O ocorrido nas eleições da capital em 2024 pode servir como aviso?

NA PRANCHA: Sem oposição declarada e com o PT sob controle, ‘ comendo na sua mão’,  Riedel está surfando e imune aos riscos de ‘rochedos e tubarões’. Quem trabalha ao seu redor garante que politicamente o governador melhorou cem por cento de quando se elegeu. É impossível brigar com ele, sempre de bom humor.

TRANQUILO: Com a saída dos colegas Eduardo Leite (RS) e Raquel Lira (PE) rumo ao PSD, Riedel não tem razão para sair do PSDB. Com um exército fiel de prefeitos e de ex-prefeitos, além de vereadores, contará uma fatia do Fundo Partidário. A mesma tese se aplica ao ex-governador Reinaldo, que vem cuidando de seu eleitorado.

DETALHES: A senadora Tereza Cristina já anunciou que terá seu próprio candidato ao Senado. Criou-se então um certo clima de suspense. Qual seria o nome? Neste caso não deve faltar postulantes da direita e centro ao Senado. Pergunto: não haveria risco de rachar e assim fragilizar o grupo, beneficiando outros nomes concorrentes?

SAIU DA CARTOLA? Defensor de Lula nas redes sociais, Fabio Trad deixou o PSD (de Nelsinho e Kassab) para enfrentar a bifurcação partidária: PT ou PSB.  Dentre os petistas há quem defenda até sua candidatura ao Governo. O deputado Vander é defensor da candidatura ao Senado, oferecendo-se inclusive para ser seu suplente.

JUSTIFICATIVA: “Há momentos em que o contexto político exige escolhas claras. O mundo mudou, o Brasil também. O espaço para o espectro do centro estreitou-se até desaparecer. Hoje, ou se é cúmplice do extremismo de direita, ou se está ao lado do Estado Democrático de Direito. Eu escolho a democracia com clareza e sem ambiguidades”. (Fábio Trad)

 ‘EXEMPLO”: Sob a presidência de Papy, a Câmara Municipal da nossa capital ficou mais cara em R$6,5 milhões só neste semestre. Os gastos atingiram R$56,5 milhões dos cofres municipais. Para os observadores, é uma amostra do perfil político de Papy, candidato a deputado estadual em 2026. É segurar nas mãos de Deus.

BRASÍLIA:  A guerra Lula versus Congresso promete fortes emoções. Ganhe ou perca o Governo sairá desgastado no parlamento. Lá atrás Joao Goulart se deu mal, a exemplo de Collor e Dilma neste enfrentamento. As declarações do ministro Haddad são como gasolina na fogueira. “Nós contra eles, ” esse discurso inflamante ficou superado.

DÚVIDAS: O gosto pelo futebol é usado pelos políticos no mundo. Na Espanha, no Governo Franco, o Real Madrid foi instrumento eficiente para popularizar o regime e fortalecer o nacionalismo espanhol. Azar do Barcelona, de região opositora, que teve inclusive dirigentes executados, jogadores presos e vítimas de ameaças constantes.

POLÊMICA: Em 1953 o ‘Barça’ contratou Di Stéfano. Dias depois o Real anunciou a contratação do mesmo atleta. Os catalães acertaram com o River Plate (dono do passe) e o Real negociou com o Milionários da Colômbia, onde ele jogava por empréstimo. Com medo e sentindo-se lesados pelos madrilenhos, os merengues desistiram do craque.

A PROPÓSITO: Essa tentativa de deputado Pedrossian Neto em ressuscitar o nosso futebol com a volta do ‘Morenão’ vem em boa hora. Políticos ousados são benvindos. No retrovisor do futebol brasileiro vimos personagens, polêmicos marcantes junto a torcida de seus clubes. Levaram vantagens, mas deram enorme contribuição.

MISTURADOS:  Fernando Collor foi presidente do CSA em 1973/74; Eurico Miranda no Vasco, Athiê Jorge Cury no Santos; Wadih Helu no Corinthians; Marcio Braga no Flamengo, Alexandre Kalil no Atlético Mineiro; Zezé Perrela no Cruzeiro; Roberto Dinamite no Vasco, Romário (Vasco/Flamengo) entre outros dirigentes e atletas.

CONCEITO: Construir autoestima é possível. Ninguém nasce pronto. A autoestima é uma construção diária, feita de autocuidado, auto respeito e autocompaixão. É o que você fala para si mesmo. É como você se acolhe nos dias difíceis. É a forma como você se olha no espelho, mesmo quando cansado ou inseguro. (Miriam Pereira, psicóloga)

‘TUDO ZEN’ Os observadores no saguão da Assembleia acertaram nas previsões. Aquele ambiente pesado que existia antes e logo após as últimas eleições municipais desapareceu. Os deputados se libertaram das frustrações das urnas e voltaram a falar entre si, sem magoas aparentes.  Adversários ontem, companheiros amanhã.

PREVISÕES:  A democracia deve cair porque tentará se adaptar a todos.  Os pobres vão querer as riquezas dos ricos. Os jovens vão querer ser respeitados como os idosos; os ladrões e fraudadores terão lugar nos governos e a democracia permitirá isso. Então haverá uma ditadura, pior do que a monarquia e oligarquia. (Sócatres – 470 -399 a.C)

SÓ PROMESSAS:  Richard Nixon foi obrigado a renunciar por envolvimento naquele conhecido escândalo. E vale a penar recordar o que ele disse ao aceitar a indicação para a disputa presidencial: “Vamos começar nos comprometendo com a verdade – a vê-la como ela é, dizê-la como ela é, encontrar a verdade, falar a verdade e viver a verdade. ”

PESQUISA:  O dinheiro aparece como a preocupação maior do brasileiro em recente pesquisa. A saúde vem em seguida e depois família e trabalho. Deducão 1: Dada a diferença de percentual com o dinheiro, a saúde do brasileiro parece boa. Deducão 2: a falta de dinheiro em primeiro lugar, derruba a tese de que a economia do país vai bem.

.PILULAS DIGITAIS:

 O Brasil não tem povo. Tem público. (Lima Barreto)

O fanatismo consiste em redobrar os esforços quando se esqueceu os objetos. (George Santayana)

“Meu pais, certo ou errado” é como dizer: “Minha mãe, bêbada ou sóbria”.  (G.K Chesterton)

Nada do que foi será/De novo do jeito que já foi um dia/ Tudo passa, tudo sempre passará.  (Lulu Santos)

Eu sei que o Brasil tem 8 milhões de quilômetros quadrados. Mas tirem isso e eu sei o que é que sobra. (Millôr)

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  eleicoes  politica  manoel-afonso  amplavisao