• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record

IFMS convoca candidatos para nivelamento online de cursos de idiomas

Foram registrados mais de 1,5 mil inscritos para as 241 vagas em turmas de Espanhol, Inglês e Libras

(Foto: Divulgação/Arquivo)

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou a lista de inscrições homologadas e a convocação do teste de nivelamento para ingresso em turmas de Espanhol, Inglês e Libras. Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são ofertados pelo Centro de Idiomas (Cenid) da instituição.

Foram registradas 1.577 inscrições para as 241 vagas oferecidas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas. A relação candidato por vaga foi de 6,54.

Os convocados devem realizar o teste de nivelamento para avaliar o nível de proficiência e os conhecimentos na língua pretendida, bem como definir o nível da turma a que concorrerão no sorteio eletrônico.

Os testes serão aplicados de forma online, no Moodle do IFMS. A prova deverá ser feita entre as 6h e 23h do dia indicado para cada candidato na convocação. A recomendação é que a prova seja iniciada até as 21h, em virtude da duração.

A senha para acesso ao Moodle está disponível na página do candidato da Central de Seleção, e não poderá ser alterada pelo candidato. As instruções de acesso também foram enviadas ao e-mail cadastrado na inscrição.

Para ter acesso ao Moodle, o candidato utilizará o CPF (apenas números) como identificação de usuário e a senha gerada no sistema da Central de Seleção.

As instruções completas para a realização da prova de nivelamento serão publicadas nesta terça-feira, 14.

Cronograma - No dia 23 de julho será divulgada a relação final das inscrições homologadas, já com os candidatos inscritos por curso e nível, de acordo com os resultados das provas de nivelamento.

A seleção será feita por sorteio eletrônico no dia 28 de julho. Poderão se matricular os candidatos classificados conforme a destinação das vagas entre as comunidades interna e externa, e aprovados no teste de nivelamento.

Em caso de não preenchimento das vagas reservadas a estudante e servidores, elas serão destinadas a candidatos da comunidade externa, conforme classificação do sorteio.

O resultado do sorteio, com a classificação de todos os candidatos inscritos, será divulgado no dia 30 de julho. A publicação da primeira chamada está prevista para 3 de agosto.

Os convocados em primeira chamada deverão fazer a matrícula entre os dias 4 a 6 de agosto. Caso ainda haja vagas, uma segunda chamada será publicada no dia 7 de agosto, com possibilidade, ainda, de uma terceira chamada.

A data de início das aulas será divulgada quando o IFMS definir o calendário letivo para o segundo semestre. As atividades presenciais na instituição estão suspensas até 30 de julho.

Cursos – Conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional, e ainda contribuem para fomentar o processo de internacionalização do IFMS.

Os cursos são ofertados em duas etapas, sendo que cada etapa é composta por três semestres. Os estudantes são responsáveis por adquirir o material didático indicado pela instituição.

O certificado tem validade nacional e confere o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.