• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Cultura

Concerto com músicos portugueses é atração on-line e gratuita

Três músicos formam o núcleo que é a base de suporte para os concertos de música improvisada

Sábado, 21 Maio de 2022 - 15:39 | Redação


Concerto com músicos portugueses é atração on-line e gratuita
(Foto: Divulgação)

Neste sábado (21), o projeto Diálogos Musicais Ibero-Americanos, realizado pela ABM (Associação de Bandolins da Madeira) e pelo Instituto Cultural Moinho Cultural Sul-Americano, promove o concerto MFIC - Awakening(s), a partir das 18h de MS. O concerto será transmitido on-line gratuitamente, nas redes sociais do Moinho Cultural e ABM.

A Madeira Free Improvisation Community (MFIC) é um projeto que surgiu com base na amizade, entre Gabor Bolba (mentor e membro fundador da mesma, no contrabaixo), com Jorge Garcia e Norberto Cruz (bandolim), músicos profissionais que partilham do mesmo ideal, o do "improviso puro". Os três músicos formam o núcleo que é a base de suporte para os concertos de música improvisada, que têm acontecido ao longo de 10 anos e contado com a participação de vários convidados, oriundos de vários estilos e gêneros musicais.

Gabor Bolba e Norberto Cruz apresentam-se com Duarte Salgado (Percussão) no projeto “Awakening(S)” ou “Despertar(ES)”.

Oficina

Também no sábado acontece o terceiro módulo da “Oficina da voz - O canto, abordado de forma holística”, com Lidiane Duallibi. As inscrições já foram encerradas, mas é possível acompanhar a masterclass online - neste caso, o público não recebe certificado, como os participantes que se inscreveram. A oficina será das 14h às 16h.

Todas as programações do projeto podem ser acompanhadas nas redes sociais (Facebook e Youtube) da ABM e do Moinho Cultural. O ‘Diálogos Musicais Ibero-Americanos’ busca a aproximação cultural entre a Europa e a América, e, para isso, tem oferecido conhecimento na área de música, por meio de masterclass, conferências e concertos. O projeto conta com apoiadores, como: República Portuguesa, DGArtes, Governo Regional da Madeira, Secretaria Regional de Turismo e Cultura, Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, República Portuguesa - Cultura, Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa, Funarte e Ibermusicas. São parceiros o Portal das Artes e Ligra.

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano
Inaugurado em Corumbá (MS), em 2004, o Moinho Cultural é uma OSC que oferece para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, aulas de dança, música, tecnologia e informática. A formação continuada oferecida pela instituição tem duração de até oito anos. O Moinho também atua na formação de intérpretes criadores para jovens e adultos, com a Companhia de Dança do Pantanal, Orquestra de Câmara do Pantanal e Núcleo de Tecnologia. A missão da instituição é diminuir a vulnerabilidade social na região de fronteira Brasil-Bolívia, por meio do acesso a bens culturais e tecnológicos. Desde o início das atividades, mais de 23 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pelo Moinho.

Atualmente, o Moinho Cultural conta com o patrocínio máster via Lei de Incentivo Cultural do Instituto Cultural Vale, bem como, patrocínio da Bellalluna Participações LTDA, Brinks, BTG Pactual, Carai Empreendimentos LTDA, Comper, Instituto Itaú Cultural, Hinove, Rodobens e Criança Esperança, além da a parceria da J.Macêdo, Itaú Social e FecomércioMS-SESC. São parceiros institucionais a Fundação de Cultural de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeitura de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.

Serviço

Locais onde a conferência será transmitida:
https://www.youtube.com/user/bandolinsmadeira
https://www.youtube.com/channel/UCLq5EXr1orgvK1H3SzSmo2g
https://www.facebook.com/bandolinsmadeira
https://www.facebook.com/IMCultural