MIS
Aberta a exposição fotográfica do Projeto Nosso Olhar no MIS
Exposição ficará aberta ao público de 10 de janeiro até 20 de fevereiro no MIS

Depois de apresentar as imagens produzidas pelos alunos das Oficinas de Fotografia do “Projeto Nosso Olhar: Fotografia para a Cidadania” na sede da Associação Amigos de Maria, agora chegou a vez de mostrar no Museu da Imagem e do Som. De 10 de janeiro até 20 de fevereiro o MIS abre as portas para que todos possam ver 58 imagens contando um pouco do cotidiano das crianças e adolescentes do bairro Noroeste.
Com um celular na mão e a orientação das fotógrafas idealizadoras do projeto, Vânia Jucá e Regina Nogueira , as crianças e adolescentes de 7 a 15 anos revelam um pouco do cotidiano das ruas, dos quintais, casas e da vida na comunidade. São lugares por onde os moradores passam quase todos os dias, dessa vez revelados com cuidado no enquadramento e atenção para a luz, elementos indispensáveis para a boa fotografia.
As oficinas
Divididos em cinco turmas nas oficinas realizadas em agosto e setembro passados, esses garotos e garotas vivenciaram uma viagem ao mundo da fotografia, experimentando a sensação de construir e fotografar com a câmara escura e se divertindo com o zootrópio, umtamborcircular que reproduz a sensação das animações em desenho.
Com Vânia e Elis Regina os alunos conheceram técnicas de fotografia como temperatura de cor, velocidade, diafragma, como congelar e como borrar movimentos, e experimentaram aplicativos que permitem a pós-produção em imagens registradas a partir do celular.
Também foi uma oportunidade para abrir a mente e o olhar para experimentações, em um tempo onde a tecnologia, tão acessível, nem sempre contribui para estimular a imaginação e curiosidade. As aulas foram um convite para incentivar a criatividade.
Todas as oficinas contaram com palestras de alunos e professores do Laboratório de Estudos Rurais e Regionais do Curso de Geografia da FAENG - UFMS, que foram conversar com meninos e meninas sobre “Paisagens, símbolos e significados”.
O resultado da oficina é uma oportunidade para a Associação Amigos de Maria, aprofundar a compreensão que os moradores têm do bairro e uma forma de colaborar para a definição dos processos de intervenção no Jardim Noroeste. A Associação é uma entidade sem fins lucrativos ativa há mais de dez anos e que presta serviços assistenciais às famílias do bairro. Foi em sua sede que todas as aulas foram ministradas.
Um dos artistas expostos, Diogo Natan, de 8 anos conta que eternizou a árvore da casa da avó, “é uma árvore bonita, que dá flores e eu tirei a foto dela um dia nates de cortarem a metade pra construir um muro, então agora posso ver ela pra sempre na minha foto”.
Já Ana Clara de Souza, de 7 anos, quis tirar fotos da sua casa, “porque eu acho tudo nela lindo, minha casa , as nossas coisas, tudo é bonito e eu quis deixar ela nas fotos”.
Veja Também
Expoagro tem festa do Laço Carapé entre a programação
Neste sábado, teve início as disputas de modalidades, com classificação de equipes
Show de Bruno&Marrone na Expoagro é adiado
Bruno continua em Dourados com o filho Enzo, que se apresentará hoje às 18h na Expoagro
Gibiteca percorre rede de supermercados da Capital
Projeto atua há mais de 20 anos levando a transformação por meio da leitura
Expoagro terá show “Brutos de Verdade” com entrada franca hoje
A abertura oficial da feira será às 19h no auditório do Sindicato Rural
Cidade de MS inaugura bondinho para transporte e passeio contemplativo
Equipamento favorece pedestres no fácil acesso às áreas históricas, de visitação e contemplação
Bioparque Pantanal abre votação para escolher nome de sucuri paraense
Joelma, Gaby Amarantos e Fafá de Belém são as três opções de nomes para a serpente
Confira os painéis e shows do primeiro dia da 56ª Expoagro
Começa hoje mais uma edição da maior feira do agronegócio do Estado