Agropecuária
Lavouras apresentam bom desenvolvimento em relação às últimas safras, segundo Conab
Nas primeiras semanas de julho, as chuvas foram mais volumosas nas regiões Norte e Sul, além da faixa leste da região Nordeste
Domingo, 24 Julho de 2022 - 15:14 | Redação

Dados do Boletim de Monitoramento Agrícola, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta-feira (21), indicam que as lavouras brasileiras, apesar das restrições hídricas em diversas localidades, desenvolveram-se de forma similar ou melhor do que as últimas safras, na maioria das regiões monitoradas.
Segundo a publicação, nas primeiras semanas de julho, as chuvas foram mais volumosas nas regiões Norte e Sul, além da faixa leste da região Nordeste. Nas demais áreas do país, predominou o tempo seco, favorecendo a maturação e as operações de colheita dos cultivos de segunda safra. Apesar da ocorrência de geadas de intensidade fraca a moderada na região Sul, não foram observados danos significativos para os cultivos de segunda safra e safra de inverno.
Final de ciclo - Em razão da predominância de cultivos em final de ciclo, em geral, não foi observada restrição hídrica em função da baixa umidade do solo, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba, com exceção de lavouras em estágios reprodutivos em São Paulo e Paraná. Por outro lado, foi observada boa disponibilidade hídrica em parte da região Sul e Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia), favorecendo o desenvolvimento dos cultivos de segunda e terceira safras e de inverno. Já a semeadura dos cultivos de inverno foi favorecida pela redução das chuvas. Nas principais regiões produtoras de cultivos de inverno, a ascensão do índice de vegetação demonstra o avanço da semeadura. De forma geral, persiste uma expectativa de boa produtividade.
BMA - O Boletim de Monitoramento Agrícola é resultado da colaboração entre a Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam), além de agentes colaboradores que contribuem com dados pesquisados em campo.
Últimas Notícias
- Agepen - 19:00 Encceja prisional tem aumento de 16,5% em relação a 2024 em MS
- Guardiã da Inocência - 18:36 Abusador é preso em flagrante durante operação em Rio Brilhante
- Ação conjunta - 18:18 Autores de furtos, tráfico de drogas e receptação são presos em Caarapó
- DEPCA - 17:52 Segurança é alvo de apreensão com material de abuso sexual infantil
- Escuta regional - 17:36 Tecnologia e integração marcam Escutas Regionais do MPMS em Costa Rica
- MPMS - 17:12 Ministério Público divulga Programa MPTea
- Nacional - 16:52 Base do governo chama ocupação do plenário da Câmara de 'chantagem'
- Educação - 16:35 MEC amplia prazo para pagamento de inscrição de Prova Nacional Docente
- Máscara Caída - 16:28 Operação prende golpista que praticava crimes em Dourados
- Campo Grande - 16:16 Câmara debate desafios para mães atípicas no mercado de trabalho