Cursos
UFGD abre inscrições do vestibular da Licenciatura em Educação do Campo
Com duração de quatro anos, graduação forma professores para atuarem nas práticas de docência
Quinta-feira, 03 Agosto de 2023 - 10:58 | Redação

Está aberto o período de inscrições para o vestibular da Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) 2024, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O processo seletivo oferece 60 vagas – 30 vagas para a Habilitação em Ciências da Natureza e 30 vagas para a Habilitação em Ciências Humanas – e a população do campo tem prioridade na ocupação das vagas.
Com duração de quatro anos, a graduação forma professores para atuarem nas práticas de docência, liderança de movimentos sociais, pesquisas e intervenções socioeducacionais. O curso ocorre na modalidade de alternância, com duas etapas no Tempo Universidade, quando os acadêmicos ficam alojados em Dourados e as atividades são realizadas nas dependências da UFGD, e duas etapas no Tempo Comunidade, quando os professores se deslocam até os polos e desenvolvem atividades nas comunidades dos educandos.
Atualmente, o curso funciona em 13 polos de atendimento, nos municípios de Antônio João, Amambai, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Itaquiraí, Nioaque, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sidrolândia, Tacuru e Terenos.
As inscrições são gratuitas, feitas pela internet, e terminarão em 1º de setembro. Os interessados precisam seguir os seguintes passos: 1) acessar a página do vestibular para ler o edital de abertura; 2) clicar na aba “Área do Candidato”, realizar o cadastro em “Novo Cadastro”, preencher os dados solicitados e gerar login e senha; 3) preencher a ficha de inscrição eletrônica atentando-se às formas de ingresso (ampla concorrência ou reserva de vagas) e à língua estrangeira de preferência (espanhol ou inglês) e 4) clicar no botão “Finalizar” localizado na parte superior do lado direito da tela. Para a efetivação da inscrição, não será necessário o envio de documentação, exceto nos casos de solicitação de atendimento diferenciado.
As provas objetiva e de redação serão realizadas na tarde de 22 de outubro, das 13h às 18h30, nas cidades de Campo Grande, Dourados e Naviraí. De acordo com o cronograma do vestibular, o resultado final será divulgado em 15 de dezembro e a convocação para matrícula será feita em 17 de janeiro.
É na hora da matrícula que os candidatos precisarão comprovar que pertencem a população do campo. Para isso serão aceitos os um dos seguintes documentos: comprovante de residência no campo e declarações de Associações de Agricultores Familiares, de Cooperativas, de Movimentos Sociais do Campo, do Sindicato de Trabalhadores Rurais ou de órgãos que prestam assistência à Agricultura Familiar, tais como Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Secretaria Municipal de Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fundação Palmares e Ministério da Pesca.
População do Campo - Para esse vestibular, a UFGD considera como populações do campo: os agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e os acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural, incluindo egressos de comunidades indígenas com perspectivas de inserção intercultural nas escolas do campo.
Vagas remanescentes - As vagas que não forem preenchidas pela população do campo serão destinadas aos candidatos em geral, seguindo a Lei n.º 12.711/2012, através de duas formas de ingresso: ampla concorrência e reserva de vagas.
A reserva de vagas abrange aproximadamente metade das vagas e destina-se àqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Os critérios para distribuição são renda familiar, cor e raça, conforme a proporção de negros (pretos e pardos) e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (51,95%), além da proporção de pessoas com deficiência, também de acordo com o censo do IBGE (21,48%).
Sobre licenciatura em educação no campo - O curso permite sólida formação humanística e capacita profissionais críticos/as para a realidade multidimensional da sociedade brasileira, para o processo educacional e para as organizações dos movimentos sociais, habilitando-os/as a produzir conhecimentos que resultem em práticas de docência, lideranças de movimentos sociais, pesquisas e intervenções socioeducacionais.
O objetivo do curso é fortalecer a educação e a possibilidade de ação qualificada no campo de Mato Grosso do Sul, com conhecimentos teórico-metodológicos voltados às especificidades, às necessidades e ao desenvolvimento sustentável do campo para a conquista de melhorias na qualidade de vida.
Contatos - As informações sobre o PSLEDUC-2024/UFGD deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção pelo e-mail [email protected], pelos telefones (67) 3410-2840 ou 3410-2846 ou pelo WhatsApp (67) 99332-4046.
Acompanhe todas as etapas do vestibular PSLEDUC-2024/UFGD na página oficial: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/licenciatura-em-educacao-docampo-psleduc/psleduc-2024.
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060