Cursos
Três mil vagas abertas para cursos de especialização à distância
Formações são oferecidas para portadores de diploma de graduação na modalidade a distância
Terça-feira, 27 Maio de 2025 - 13:29 | Redação

A parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a UFMS oferta 3 mil vagas nos cursos de especialização em Tutoria em Educação a Distância, Gestão Escolar e Educação em Direitos Humanos. As formações são oferecidas para portadores de diploma de graduação na modalidade a distância, com atividades assíncronas, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMS. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 2 de junho na página da Pós-Graduação.
Os cursos são desenvolvidos por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), voltados para professores, gestores e profissionais da educação, especialmente aqueles que atuam em regiões com menor oferta de formação continuada. “A parceria com a UAB representa a ampliação do acesso à educação pública, gratuita e de qualidade em todo o território nacional”, enfatiza a diretora da Agead, Daiani Riedner. “Isso contribui para a valorização dos profissionais da Educação Básica, promove a equidade e fortalece o compromisso da Universidade com a inclusão e a democratização do ensino superior, utilizando a modalidade a distância como estratégia para superar barreiras geográficas e socioeconômicas”, acrescenta.
A especialização em Tutoria em Educação a Distância tem ênfase no papel da mediação pedagógica, nas tecnologias educacionais e na organização do trabalho docente em ambientes virtuais de aprendizagem. Já a especialização em Gestão Escolar aborda temas como liderança, planejamento estratégico, gestão democrática, legislação educacional, avaliação institucional e práticas administrativas no contexto escolar, com intuito de fortalecer as competências necessárias para uma gestão eficaz e comprometida com a qualidade da educação. Por fim, a especialização em Educação em Direitos Humanos discute assuntos como equidade, inclusão, políticas públicas, ética e o papel da escola na formação de sujeitos conscientes dos seus direitos.
“Cada curso atende a uma dimensão específica da atuação educacional: a tutoria (dimensão didático-pedagógica no EaD), a gestão escolar (dimensão administrativa, financeira, pedagógica e política da escola) e a direitos humanos foca na formação cidadã (dimensão ética e social da educação)”, explica Daiani.
Cada especialização possui disciplinas organizadas em uma trilha de aprendizagem que compreende o material didático, fóruns de discussão, atividades e avaliações, com mediação da tutoria. “Os cursos foram cuidadosamente planejados por equipes multidisciplinares, com material didático autoral, tutoria ativa e acompanhamento contínuo. A expectativa é que os concluintes estejam não apenas mais qualificados, mas também mais engajados com a transformação social por meio da educação”, conclui a diretora da Agead.
Últimas Notícias
- Arte - 09:50 Festival Mais Cultura da UFMS será realizado de 22 a 27 de setembro
- Poder Judiciário - 09:35 Desembargador de MS tem enunciados aprovados em congresso nacional do STJ
- Dourados - 09:10 Homem é executado com 3 tiros na frente da esposa em Dourados
- Saúde Pública - 08:50 Corumbá solicita UBS Fluvial e Ambulanchas para atender ribeirinhos
- Record TV - 08:39 Rayane Figliuzzi é a primeira Fazendeira da temporada
- Rua da Divisão - 08:25 Motocicleta com quatro jovens bate em poste
- Habitação - 08:13 Pessoas com Microcefalia terão prioridade em programa habitacional
- Infraestrutura - 07:40 Viaduto deve ampliar tráfego
- Dourados - 07:21 Avô acusado de estupro contra netos é preso em Dourados
- Empregabilidade - 07:00 Ação de empregos tem foco em PCDs