• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record

Unidos pelo amor e pela corrida de rua

Unidos pelo amor, parceiros na corrida e apaixonados pela vida. Assim é o casal Mari e Paulo Donato. Gaúchos, ele de Passo Fundo e ela de Santa Maria, adotaram Mato Grosso do Sul como sua casa e aqui começaram a trajetória na corrida de rua que só fez crescer ainda mais a afinidade entre eles. Referência quando o assunto é correr, o casal é embaixador da 5ª edição da Rota das Estações promovida pela Rede MS.

Casados há 39 anos e pais de um filho, eles vieram para terras sul-mato-grossenses com o foco no trabalho. São empresários e sempre gostaram de atividade física já que Mari é formada em Educação Física. No início praticaram paraquedismo por dez anos, mas os saltos ficaram para trás após experimentarem a corrida de rua. Ele disputou primeiro a convite de um amigo. Na próxima ela foi junto e nunca mais eles correram separados.

Dessa primeira prova em um circuito de bairros ficou a história que até hoje rende risadas. Mari estava em primeiro lugar e Paulo em segundo. Ela reduziu o ritmo para perguntar  sobre o trajeto e ele a ultrapassou. Subiram no pódio juntos e nos 21 anos seguintes seguiram conquistando troféus, medalhas, histórias e muitas amizades pelo Brasil e pelo mundo.

“Paramos de contar as competições, mas já passam de mil de diferentes distâncias incluindo seis maratonas”, afirma Mari.  E a próxima corrida está confirmada na etapa de Verão da Rota das Estações que acontece neste sábado (15) com largada às 19 horas. Em abril o casal vai para Londres correr a sétima maratona do currículo. Mari e Paulo já fizeram o percurso de 42,2 quilômetros em Porto Alegre (RS), Assunção (Paraguai), Lisboa (Portugal), Paris (França), Boston (Estados Unidos) e Berlim (Alemanha).

Paulo reforça que mais que uma atividade física, correr é um estilo de viver. “A gente sempre quer melhorar, evoluir, viver esse momento tão emocionante que é a corrida. Nós não nos vemos mais longe dessa atividade, é um vício”, ressalta. Paulo reforça que a preparação é fundamental para o condicionamento físico. “Fazemos o nosso treino com  coach,  tudo controlado na planilha, disciplina, superando tempo e melhorando sempre. Também fazemos pilates e musculação. Alimentação balanceada é muito importante e passamos longe de açúcar e refrigerantes”, detalha.

E nesses 21 anos de corrida tem uma curiosidade. “Antes conhecíamos todos os competidores que eram dezenas e hoje são milhares na mesma prova. É muita gente praticando porque é uma atividade muito democrática”, resume Paulo. E com tantas pessoas participando dos circuitos, o empresário ressalta a evolução nas organizações das provas. “Hoje em dia as competições que acontecem aqui no Estado são muito bem organizadas e a Rota das Estações, por exemplo, traz tudo que há de melhor na estrutura de uma prova ”, pontua Paulo Donato.

Nessa terça-feira (11) o casal participou ao vivo do Balanço Geral, com Rodrigo Nascimento. Durante o programa, uma confissão: “quando cruzamos a linha de chegada tem beijos, abraços, choro porque é muita emoção envolvida”, afirma Mari. Eles aproveitaram para reforçar o convite para a Rota das Estações. “São provas excelentes porque tem três alternativas de percurso. Ótimo para quem é veterano e para quem está começando”, avalia.

Quem ainda não fez a inscrição, pode acessar esse link para participar. Haverá três percursos de 10km, 5km e 2,2 km. Ao final da prova, serão entregues troféus e prêmios em dinheiro para os primeiros colocados. Todos os corredores terão direito à medalha de participação. Além disso, todos os atletas, independente da colocação, participam do tradicional sorteio da motocicleta zero quilômetro. O valor da inscrição é de R$ 80,00. Quem fizer inscrição nas seis provas tem desconto. Estão disponíveis 1,5 mil vagas. As inscrições serão encerradas logo que o limite seja atingido.

 

Veja Também