Rota das Estações
Militar descobre nova vida nas pistas
1º Sargento do Exército deixou sedentarismo para trás e virou maratonista, história que virou livro
Sexta-feira, 27 Novembro de 2020 - 13:30 | Redação

O 1º Sargento do Exército José Ricardo de Lima Souza, de 42 anos, é um novo homem desde que caiu nas pistas há cinco anos. Antes de praticar corridas, o militar tinha uma vida quase sedentária, o que o levou a obesidade e baixa autoestima. “Eu tinha vergonha de mim”, confessa. Até que suas passadas o levaram à condição de maratonista. E, mais, ele colocou a família para correr e lançou um livro para contar sua guinada pessoal.
José Ricardo já participou de 73 provas de rua. Ele é costumeiro nas corridas da Rota das Estações, competição realizada pela TV MS Record. Este ano, ele esteve na Corrida Digital de Campo Grande, em Junho. “Aliás, essa prova foi muito bem pensada”, enaltece. Na Corrida Digital, os atletas escolhem data e horário para correr de modo a evitar aglomerações e preservar o distanciamento social.
O agora corredor e escritor passou parte da vida como um militar acomodado, segundo ele mesmo. “Em certo momento, eu fui trabalhar em funções administrativas. Engordei e empurrava tudo com a barriga literalmente falando”, relembra. “Eu tomava refrigerante todo dia, tinha glicose alta e mudanças repentinas de humor”, completa.
Ele relata que só foi se dar conta de que estava agindo de forma displicente consigo mesmo em 2014 quando o filho Lionel completou um ano. “Um dia eu me perguntei como teria pique para acompanhar o ritmo dele do jeito que eu estava”, relata.
Foi esse o arranque inicial para a nova vida. Incentivado pelos amigos, no ano seguinte, ele estreou nas pistas. Fez sua primeira corrida e não parou mais. Em 2016, participou da Corrida de Verão, da Rota das Estações. “Eu tomei gosto”, conta. Na busca pelo aperfeiçoamento, José Ricardo contratou uma assessoria esportiva profissional, a Percurso Livre, com a qual treina há três anos.
O entusiasmo de José Ricardo contagiou a família. A esposa passou a treinar e participar de corridas, assim como o pequeno Lionel – hoje com 7 anos. Com o estímulo multiplicado, o militar deu seu maior passo desde que iniciou na atividade física: correu uma maratona (42 km) em Berlim (Alemanha) em Setembro de 2019.
A maratona em Berlim foi mais que uma prova de rua na vida do corredor, foi também um encontro especial com algo que ele ama, a História. José Ricardo é historiador por formação e atualmente ensina História Militar do Brasil no curso de formação de sargentos do Exército.
“Foi um momento muito emocionante. Estive nos campos de concentração onde milhares de judeus perderam a vida”, comenta. A experiência na Alemanha, mais tarde, serviria de inspiração decisiva para seu livro ‘Correndo com a História – Do quase sedentarismo à Maratona de Berlim 2019.”
José Ricardo não era ligado à escrita. Essa foi mais uma habilidade que a corrida lhe trouxe. “Passei a escrever no meu Instagram pequenos relatos sobre a minha rotina como corredor. Era como se fosse um diário. Porém, eu não tinha quaisquer pretensões com isso”, afirma.
Contudo, um dia, um ex-comandante do Exército que também é historiador e acompanhava as postagens de José Ricardo sugeriu que ele escrevesse um livro. “Eu não tinha a menor ideia de como começar isso. Ele me orientou a pegar os tópicos que eu já punha no Instagram e ir desenvolvendo em cima. Então, eu fui fazendo até que o livro tomou forma”, detalha.
Assim, a publicação mistura o relato do militar, corredor e historiador apaixonado por todos os seus ofícios. E tem ainda o amor pela família, além de sua fé em Deus. O novo homem que surgiu nas pistas se revela em cada página do livro.
“A intenção é mostrar que todos nós podemos ir muito mais longe do que imaginamos nessa vida, mesmo quando nossos objetivos são os mais modestos e simples”, escreveu o autor em trecho da obra.
O livro ‘Correndo com a História – Do quase sedentarismo à Maratona de Berlim 2019’ está disponível para aquisição no Clube dos Autores. O dia-a-dia de José Ricardo pode ser acompanhado em seu Instagram @ricardoakva.
Corrida Digital -- A Rota das Estações vai realizar a quarta e última Corrida Digital do ano de 2020. A prova será em Dourados nos dias 11, 12 e 13 de Dezembro. A organização voltará a colocar em prática todo esquema de biossegurança para tranquilidade dos atletas. Inscrições abertas no site da Rota. Saiba mais aqui.

Últimas Notícias
- Educação especial - 18:02 Sicredi implanta o programa A União Faz a Vida no CEDEG APAE na Capital
- Infraestrutura - 17:42 Sanesul investe R$ 6,3 milhões para ampliar abastecimento de água em Itaquiraí
- Conhecimento - 17:19 Faculdade Insted sedia imersão em planejamento estratégico com uso de IA
- Oportunidades - 16:48 Vara Nova Alvorada do Sul seleciona Assessor Jurídico
- Sétima arte - 16:19 Filmes disputam escolha para o Oscar em bom momento do cinema nacional
- Meio Ambiente - 15:50 Ano de 2025 é quinto com maior área atingida por queimadas até Agosto
- Movimento - 15:19 Dança pode ser convite para escutar o corpo e cuidar da saúde mental
- Oportunidades - 14:52 MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
- Direito do Consumidor - 14:17 Comissão aprova direito de consumidor examinar produto antes da compra
- Cinema - 13:51 Cineastas negras reivindicam mais ações afirmativas para audiovisual