Política
TSE marca para próxima terça julgamento de ações contra Bolsonaro
Ex-presidente é investigado por suposto abuso de poder político
Sábado, 07 Outubro de 2023 - 09:55 | Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima terça-feira (10) julgamento de três ações que têm como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro, investigado pelo suposto abuso de poder político durante a eleição presidencial de 2022.

As três ações foram recém liberadas para julgamento pelo relator, ministro Benedito Gonçalves, que no mês passado juntou os processos para análise conjunta, sob a justificativa de que possuem “conexão relevante em função da tese jurídica a ser debatida”.
As três ações de investigação judicial eleitoral (Aije’s) tratam da suposta utilização por Bolsonaro de prédios públicos federais para realização de atos de campanha eleitoral, o que é vedado por lei.
Os processos foram abertos a pedido da coligação Brasil da Esperança, que apoiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as eleições, e também pelo PDT, partido do candidato Ciro Gomes.
Entre os atos investigados estão transmissões ao vivo com teor eleitoral feitas a partir dos palácios da Alvorada e do Planalto. Também são alvo de questionamentos entrevistas coletivas realizadas no Alvorada em que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, declarou apoio a Bolsonaro.
Nesta semana, o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, defendeu que as ações sejam rejeitadas pelo TSE. Para ele, não há como se provar impacto substancial dos atos investigados sobre o resultado da eleição, diante da “falta de evidência da repercussão danosa do fato sobre a legitimidade do processo eleitoral.”
As defesas de Bolsonaro e de seu candidato a vice Braga Netto, que também é investigado, negam irregularidades nos atos investigados
Últimas Notícias
- "Zênite" - 18:08 Operação prende dois homens envolvidos em violência contra a mulher
- Meio Ambiente - 17:50 Rodeo Fest Inclusivo tem público atuante e atividades do Bioparque
- Educação - 17:32 Jovens que tiraram boas notas na redação do Enem dão dicas de preparação
- Meio Ambiente - 17:04 Vigilância intensa contra pesca
- Clima - 16:56 Equipes trabalham nas ruas de Campo Grande após temporal
- Agropecuária - 16:30 Acrissul firma parceria com criador da tecnologia que identifica bois pelo focinho
- Esporte - 16:08 Auxílio-Atleta reforça sonhos e impulsiona talentos do esporte
- Agropecuária - 15:58 Sigater: aplicativo da Agraer vai modernizar a assistência técnica em MS
- Inovacred - 15:31 Finep vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para empresas
- Economia - 15:10 Projeto MS Nutri é aposta no combate à fome e ao desperdício de alimentos

