Política
Governador de MS defende fim da polarização política
Eduardo Riedel destacou que o governo Lula aprovou projetos e liberou recursos para o Estado
Sexta-feira, 12 Abril de 2024 - 16:09 | Redação

Acompanhando a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à planta frigorífica do JBS, em Campo Grande (MS), governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) pregou o fim da polarização política no país e celebrou o retorno do diálogo do Governo Federal com estados e municípios.
“Em fevereiro de 2023, fomos chamados ao Palácio do Planalto, os 27 governadores, e o presidente nos falou que cada governador do país pode escolher o que é prioritário para seu estado. Apresentamos sete projetos e ele acatou os sete. E, só no ano passado, veio mais de um bilhão de reais para este Estado, para ajudar na construção da infraestrutura necessária para a gente se tornar cada vez mais competitivo”, destacou.
O governador acrescentando que o presidente sempre respeitou a relação federativa da União com os estados. “Aqui, no nosso estado, não haverá nunca qualquer tipo de discussão que ponha a democracia em segundo plano”, disse.

Lula esteve em Campo Grande para acompanhar o envio do primeiro lote de proteína animal à China a partir de unidades recém-habilitadas no Brasil pelo país asiático. O presidente visitou a linha de produção, conversou com funcionários e conheceu as instalações do frigorífico. A carne será despachada a partir de uma fábrica do grupo JBS, empresa líder global na produção de alimentos à base de proteína.
Mato Grosso do Sul - Antes desta nova lista de habilitações, o Brasil tinha 107 plantas autorizadas para operar na China, entre as habilitadas para proteínas de aves, bovinos e suínos. O Mato Grosso do Sul tinha apenas três frigoríficos habilitados para exportar carne bovina para os chineses. Agora conta com sete.
O Estado foi o que mais se beneficiou das novas habilitações entre todas as Unidades da Federação. Antes, os frigoríficos de bovinos de Mato Grosso do Sul tinham potencial de exportar para a China um volume equivalente a no máximo 467 mil cabeças de gado por ano. Agora, são 2,3 milhões, acréscimo de mais de 1,8 milhão de cabeças.

“Desde o início de 2023, estamos dedicando todas as forças para trazer os maiores resultados para o Brasil, que tem cultura majoritariamente exportadora. Esse resultado, inequivocamente, gera desenvolvimento e renda para o nosso país. Nós vivemos um momento ímpar e único”, afirma o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Carlos Goulart.
Dobrando de tamanho - A JBS anunciou durante o evento desta sexta que vai duplicar a capacidade de processamento e a força de trabalho de sua unidade Campo Grande II, em Mato Grosso do Sul, o que vai torná-la a maior planta de carne bovina de toda a América Latina.
A Companhia pretende investir R$ 150 milhões para permitir que, daqui um ano, o volume processado diariamente na fábrica passe de 2.200 para 4.400 animais, enquanto a quantidade de colaboradores vai saltar de 2.300 para 4.600.

“Essas 38 habilitações para a China significam um passo gigantesco para o agronegócio brasileiro. Significam crescimento, geração de emprego e renda. Para a indústria, para o campo, para as pessoas, para o comércio, para cidades”, afirmou Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS.
(Com informações da assessoria de imprensa do Palácio do Planalto)
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Previsão do tempo - 09:05 Chuva chega a bairros de Campo Grande em meio a alerta de tempestade
- Dourados - 08:53 Advogado é preso após atirar em malabarista
- Nacional - 08:32 Filha de ministro do STF é alvo de agressões em universidade
- PMMS - 08:08 Boliviano é preso com quase 1 kg de cocaína em Corumbá
- Tempestade - 07:40 Tempestade derruba árvores e interdita ruas
- Tragédia familiar - 07:16 Homem é morto pelo próprio irmão
- Oportunidades - 07:00 Carreta-Escola do Senac estaciona no Pátio
- Charge - 06:51 Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita
- MPT-MS - 19:09 Chapadão do Sul condenado por negligência com segurança do trabalho
- Iguatemi - 18:32 Quatro pessoas presas por furto de caminhão no Paraná