Política
Audiência debaterá constitucionalização da segurança viária em MS
Evento será na sexta-feira, a partir das 18h30, na Casa de Leis estadual
Quinta-feira, 17 Agosto de 2023 - 17:32 | Redação

A Emenda Constitucional 82, de 16 de julho de 2014, disciplina a segurança viária no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, introduzindo o direito à mobilidade urbana eficiente dentre suas disposições. A inclusão na Carta Magna Brasileira significa que a segurança viária constitui dever do Estado e direito e responsabilidade de todos. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), por proposição do deputado Renato Câmara (MDB), realizará audiência pública na sexta-feira (14), a partir das 18h30, para debater o tema com representantes de órgãos públicos, entidades de classe e sociedade civil.
“Os acidentes de trânsito representam um dos mais significativos problemas em nosso Estado, pois são responsáveis por milhares de mortes e acidentes, que ocasionam um custo elevado ao sistema de saúde e a previdência. A Emenda Constitucional 82 não somente pune os infratores, mas também trata da prevenção de acidentes. A participação de todos é necessária na construção de um trânsito mais seguro e humanizado”, destacou o deputado.
Mato Grosso, Pará e Rondônia são alguns dos Estados que regulamentaram a questão da segurança viária, concedendo ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran) o aparato legal necessário para a execução de políticas públicas no âmbito estadual. Presidente do Sindicato dos Servidores do Detran de Mato Grosso do Sul (Sindetran-MS), Bruno Alves da Silva Nascimento, explicou que a iniciativa colabora para reverter o quadro preocupante de acidentes, pois inclui a educação, a engenharia de trânsito e a fiscalização como diretrizes para a atuação do órgão de trânsito.
Segundo Bruno, os servidores da autarquia têm buscado apoio do Poder Executivo e da ALEMS para que haja alteração no texto da Constituição Estadual. “Assim, os sul- mato-grossenses terão política permanentes e eficientes para a garantia da segurança viária”, afirmou o sindicalista.
(Fonte: Assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa)
Últimas Notícias
- Polícia - 18:26 Jovem cumpre internação provisória após infanticídio em Paranaíba
- PMA - 18:06 Dois foragidos são presos na zona rural de São Gabriel do Oeste
- Campo Grande - 17:46 Militar sofre acidente de moto na capital
- MPMS - 17:32 Ex-servidores são condenados por desviar R$ 1,8 milhão do HRMS
- Sede de aprender - 17:10 Ministério Público conclui vistorias em escolas públicas do MS
- Paranaíba - 16:54 Operação Sansão concluída com condenação de envolvidos
- Sabores - 16:39 Três Lagoas realiza Festival Gastronômico Caipira no fim de semana
- Campo Grande - 16:16 Pátio oferece diversão iluminada, colorida e de graça
- Saúde - 15:54 Especialista alerta para a importância da prevenção do câncer colorretal
- Diversão - 15:30 Paquera nos Bairros resgata os bons tempos, diz Lucas de Lima