Política
Audiência debaterá constitucionalização da segurança viária em MS
Evento será na sexta-feira, a partir das 18h30, na Casa de Leis estadual
Quinta-feira, 17 Agosto de 2023 - 17:32 | Redação

A Emenda Constitucional 82, de 16 de julho de 2014, disciplina a segurança viária no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, introduzindo o direito à mobilidade urbana eficiente dentre suas disposições. A inclusão na Carta Magna Brasileira significa que a segurança viária constitui dever do Estado e direito e responsabilidade de todos. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), por proposição do deputado Renato Câmara (MDB), realizará audiência pública na sexta-feira (14), a partir das 18h30, para debater o tema com representantes de órgãos públicos, entidades de classe e sociedade civil.
“Os acidentes de trânsito representam um dos mais significativos problemas em nosso Estado, pois são responsáveis por milhares de mortes e acidentes, que ocasionam um custo elevado ao sistema de saúde e a previdência. A Emenda Constitucional 82 não somente pune os infratores, mas também trata da prevenção de acidentes. A participação de todos é necessária na construção de um trânsito mais seguro e humanizado”, destacou o deputado.
Mato Grosso, Pará e Rondônia são alguns dos Estados que regulamentaram a questão da segurança viária, concedendo ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran) o aparato legal necessário para a execução de políticas públicas no âmbito estadual. Presidente do Sindicato dos Servidores do Detran de Mato Grosso do Sul (Sindetran-MS), Bruno Alves da Silva Nascimento, explicou que a iniciativa colabora para reverter o quadro preocupante de acidentes, pois inclui a educação, a engenharia de trânsito e a fiscalização como diretrizes para a atuação do órgão de trânsito.
Segundo Bruno, os servidores da autarquia têm buscado apoio do Poder Executivo e da ALEMS para que haja alteração no texto da Constituição Estadual. “Assim, os sul- mato-grossenses terão política permanentes e eficientes para a garantia da segurança viária”, afirmou o sindicalista.
(Fonte: Assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa)
Últimas Notícias
- Economia - 18:08 Fazenda reduz projeção da inflação de 4,9% para 4,8% este ano
- Saúde - 17:35 Governo institui dias de prevenção ao suicídio e à automutilação
- Saúde - 17:19 Primeira etapa do Hospital Regional de Dourados será entregue no dia 29
- Poder Judiciário - 16:55 TJMS forma Facilitadores de Justiça Restaurativa para atuação em escolas
- Oportunidades - 16:32 IFMS abre seleção para reingresso em cursos de especialização
- Sustentabilidade - 16:06 Suinocultura do MS foca na sustentabilidade e debate futuro do setor
- Nacional - 15:55 Prazo para envio de propostas de combate à corrupção vai até dia 30
- Meio Ambiente - 15:39 Aberto período para contribuições de impacto de vizinhança na Capital
- Moda - 15:17 Fashion designer transforma a história de MS em tabuleiro vivo
- Captura - 14:50 Lobo-guará é visto "dando um passeio"