Política
Alckmin diz que reforma tributária tem que ser feita neste ano
“Tem que ser rápido. Aproveitar o primeiro ano [de governo]”, afirmou
Segunda-feira, 06 Março de 2023 - 18:36 | Agência Brasil
![Alckmin diz que reforma tributária tem que ser feita neste ano](https://cdn.diariodigital.com.br/uploads/noticias2/2023/03/06/2023-03-06-14-17-56.jpg)
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, defendeu nesta segunda-feira (6) que seja feita uma reforma tributária ainda este ano. “Tem que ser rápido. Aproveitar o primeiro ano [de governo]”, enfatizou sobre o esforço para aprovação de uma proposta que simplifique a cobrança de impostos e tributos no país. Alckmin, que também acumula a função de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, participou da abertura de um seminário promovido pela Federação Nacional dos Engenheiros na capital paulista.
Para Alckmin, os tributos que incidem sobre mercadorias e serviços, que são federais, estaduais e municipais, deveriam ser unificados em um único imposto, no mesmo modelo usado em outros países. “O mundo inteiro tem IVA [Imposto sobre Valor Agregado]. Nós temos PIS, Confins, ICMS, ISS. O mundo inteiro tem um [tributo sobre mercadorias e serviços]”, disse ao discursar.
O vice-presidente considera a mudança fundamental para melhorar a competitividade das indústrias brasileiras, que, na opinião dele, sofrem com a alta complexidade do sistema tributário brasileiro. “Nós estamos tendo uma desindustrialização precoce. Nós não somos um país rico, somos um país em desenvolvimento. Nós precisamos de uma agenda de competitividade”, ressaltou.
Patentes - Como ministro, Alckmin disse que pretende reduzir o tempo necessário para conseguir a aprovação de uma patente no Brasil. “Nós vamos abreviar o prazo de marcas e patentes. Porque se eu levo dez anos para registrar uma patente, eu vou investir lá fora, não vou investir no Brasil. Porque quando eu registrar a patente já está superada”, disse sobre o serviço que é prestado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento.
Exportações - Alckmin anunciou ainda que em breve será lançado um programa de incentivo às exportações em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele não detalhou, no entanto, como será essa inciativa. “Em muitas áreas, se você não exportar, você não consegue manter aquele setor industrial. Vai ser lançado um grande programa junto ao BNDES fortalecendo as exportações brasileiras”, disse
Últimas Notícias
- Saúde - 08:00 MS confirma 25 casos de dengue nos primeiros 15 dias de 2025
- Charge - 07:52 Dono de mercado é preso por venda de produtos imprórios para consumo
- Justiça - 07:20 Prefeitura é investigada por irregularidade em honorários de advogados
- Educação - 07:00 Capital será multada falta de vagas em CEINFs
- Campo Grande - 18:50 Dono de mercado é preso por venda de produtos imprórios para consumo no Itamaracá
- Inovação - 18:33 Correios lança primeiro edital de inovação aberta para soluções operacionais
- Política - 18:09 Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos
- Saúde Pública - 17:50 Vacinação contra a dengue é ampliada para a faixa etária de 4 a 59 anos
- Operação "Snow" - 17:32 Operação contra narcotráfico prendeu envolvidos e apreendeu armas na Capital
- Campo Grande - 17:08 Idosos resgatados de casa em chamas