Polícia
Polícia de MT e MS prendem suspeitos em operação contra quadrilha de tráfico de drogas
Durante ação, foram apreendidos 256 gramas de maconha e 522 gramas de cocaína, na Capital
Terça-feira, 25 Abril de 2023 - 17:00 | Marina Romualdo

Dois homens foram presos e uma adolescente apreendida na manhã desta terça-feira, 25 de Abril, durante a Operação "Mato Seco", em Campo Grande (MS). As equipes que participaram da ação foram da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul através da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR) e da Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assalto e Sequestro (GARRAS). Já pela Polícia Civil de Mato Grosso, foi a equipe da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE).
As investigações tiveram início no dia 22 de fevereiro, quando um jovem que não teve identidade revelada foi preso transportando 15 quilos de maconha na BR-163, próximo de Cuiabá (MT). Durante a coletiva de imprensa, o delegado da DENAR, Hoffman D’Ávila Cândido explicou que a operação ocorreu de forma simultânea na Capital e em Aripuanã (MT). "Essa operação iniciou em MT, onde foi preso um cidadão que foi autuado por tráfico de drogas".
"Foi constatado pela delegacia de lá, que as drogas teriam sido enviadas de Campo Grande. Diante disso, foi feito o trabalho de campo pela DENAR com levantamento para identificar e qualificar os supostos fornecedores para saber se tinham algum vínculo. E, foi realizado o relatório de inteligência que foi encaminhado para Mato Grosso e eles representaram pelas medidas cautelares. O juiz deferiu e foram expedidas 17 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão, de prisão e bloqueio de contas. Entre os mandados, 6 foram feitos na Capital e outros 6, em Aripuanã", afirmou Hoffman.

A delegada titular DRE, Juliane Palhares, afirmou que é um trabalho que a gente vem realizando de integração das equipes da polícia civil. "A operação envolve pessoas na rota da maconha que sai da fronteira de MS e vai até ao norte de MT. As investigações terão continuidade e, as diligências, pode seguir até o estado do Pará (PA) pela aproximação das cidades".
Durante as linhas de investigação, o delegado adjunto da DENAR, Roberto Oliveira Guimarães, afirmou que foi apontado que a droga que foi apreendida no dia 22 de fevereiro foi repassada por alguém que morava no bairro Dom Antônio Barbosa, na Capital. "Com as descrições foi realizado a identificação do alvo, de 40 anos, em Campo Grande. No cumprimento do mandado de busca e apreensão e prisão, não foi encontrado nada de ilícito com o alvo. Porém, no terreno ao lado foi localizado 256 gramas de maconha e 522 gramas de cocaína. Ele tentou negar, mas foi identificado sendo uma das pessoas responsáveis pela distribuição de drogas na região e por ter conexão na distribuição do tráfico de drogas que transporta os entorpecentes até o Pará. Ele foi preso em flagrante e foi constatado que o mesmo já tem passagens pela polícia e já cumpriu pena por tráfico de drogas".

Além do alvo da investigação, o cumprimento de mandados ocorreram nos seguintes bairros – Moreninhas, Parque do Lageado, Zé Pereira e no Amambai. Já no bairro Moreninhas, foi cumprido o mandado de busca e apreensão, e na residência foi encontrado um foragido da Justiça, de 35 anos, por estupro de vulnerável. Ele foi condenado a 14 anos e 4 meses por estuprar a enteada, de apenas 10 anos, em 2015. Ainda durante a operação, uma adolescente foi apreendida com porções de drogas e um simulacro de arma de fogo. Os dois não têm envolvimento com a operação.
Por fim, o delegado da DRE, André Rigonatto, destacou os objetos que foram apreendidos desde eletrônicos serão analisados e a operação segue em investigação para chegar até a parte financeira dessa quadrilha.

Últimas Notícias
- Água Clara - 15:43 Preso terceiro envolvido em morte de homem jogado em lago
- Red Flag - 15:28 Esquema de tráfico de drogas por via aérea é investigado pela PF
- Cultura - 15:00 Show “Africanidades” será neste sábado no Teatro Aracy Balabanian
- Ministério Público - 14:50 Imagens de satélite detectam devastação de áreas no Pantanal de MS
- Oportunidades - 14:21 360 vagas e salário inicial de R$ 7,9 mil
- Patrimônio imaterial - 14:00 Povos originários são tema de I workshop de música e poesia na UFMS
- Infraestrutura - 13:50 Governo de MS lança licitação para modernizar 673 km de rodovias
- Justiça - 13:32 Câmara valida nova regra para suspender visitas de pais agressores aos filhos
- Campo Grande - 13:00 Halloween do Pátio será no dia 1º
- Economia - 12:40 Fiems recebe Jornada Nacional de Inovação da Indústria nesta quinta-feira