Polícia
Piloto do bimotor que caiu no mar cresceu em Corumbá
Aeronave precisou realizar um pouso forçado sobre a água na região de Paraty na quarta-feira (24)
Quinta-feira, 25 Novembro de 2021 - 15:31 | Marina Romualdo

Um avião bimotor caiu por volta das 21h de quarta-feira (24) na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, entre as regiões de Ubatuba e Paraty. Na aeronave havia três pessoas: o piloto Gustavo Calçado Carneiro de 27 anos, o copiloto José Porfírio Brito Júnior de 20 e um tripulante identificado como Sérgio.
O voo saiu às 20h30 (horário de Brasília) do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, e pousaria no Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. A torre do Rio de Janeiro perdeu o contato com a aeronave às 21h40.
Em publicação numa rede social feita por Mylena Oliveira, jovem que se identifica como prima do piloto do suposto avião envolvido na queda. Segundo o post, a aeronave, de prefixo PP-WRS, com três pessoas, precisou realizar um pouso forçado sobre a água na região de Paraty por volta das 20h30 de quarta-feira (24). A família estaria sem notícias do piloto desde as 21h.
O piloto Gustavo Carneiro cresceu em Corumbá (MS). De acordo com o Diário Corumbaense, a família dele continua morando na cidade. A mãe de Gustavo, Leila Reis Calçado relatou que está muito abalada.
Ela contou que a família chegou no município quando o filho tinha cinco meses de idade e, que ele foi embora, assim que terminou o ensino médio para cursar Ciências da Aeronáutica. Também fez todos os cursos de aviação para se tornar piloto".

(Foto: Reprodução)
"Ele sempre foi apaixonado por aviação. Quando criança, eu comprava carrinho, mas ele queria avião de brinquedo", disse a mãe, que recebeu a notícia do acidente ontem à noite quando voltava de um culto em Ladário", contou a mãe de Gustavo.
De acordo com Leila, a última notícia que teve foi pela manhã desta quinta-feira, 25 de Novembro. "Eu não quero ver televisão, não quero ver nada no jornal. Estou rezando porque tenho esperança que vão encontrar meu filho com vida", disse emocionada ao lembrar que o projeto de Gustavo sempre foi montar uma companhia aérea em Corumbá.
As equipes de buscas estão em alto mar entre os municípios de Paraty (RJ) e Ubatuba (SP) onde encontraram destroços da aeronave e procuram pelos os ocupantes.
De acordo com a Anac, a aeronave de modelo PA-34-220T, série 34-8133079, pertence ao piloto José Porfírio de Brito Junior. Não é possível afirmar se o dono estava presente no momento do acidente.
Segundo a Agência, o bimotor está com operação negada para táxi aéreo, mas em situação regular para aeronavegabilidade.
Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro afirmou que a ação de resgate às possíveis vítimas está sendo realizada pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico, o Salvaero.
(Com informações Portal R7 e Diário Corumbaense)

Últimas Notícias
- Política - 19:09 Motta convoca reunião nesta quarta para debater anistia a golpistas
- Reality show - 18:32 Confira o cronograma da primeira semana de A Fazenda 17
- Acidente aéreo - 18:00 Pecuarista morre em queda de aeronave
- Conferência - 17:50 ALEMS sedia abertura da 7ª Conferência dos Direitos Humanos na quinta
- Política - 17:17 Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão, diz defesa
- Maracaju - 17:00 Homem é preso após manter esposa em cárcere por medo da separação
- Política - 16:40 Jair Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília
- Clima - 16:32 Defesa Civil alerta para calor e tempestades na primavera em Dourados
- Pet - 16:07 Veterinário Francisco propõe criação da Secretaria de Bem-Estar Animal
- Dourados - 15:48 Paciente depreda UPA e agride ciclista