• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

PF cumpre mandados em MS e mira 'cabeça' do tráfico

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva e ordens de bloqueio financeiro da organização criminosa

Quinta-feira, 25 Setembro de 2025 - 10:50 | Luiza Ferraz


PF cumpre mandados em MS e mira 'cabeça' do tráfico
O principal alvo da ação é um traficante condenado a mais de 30 anos de prisão. (Foto: Divulgação/Arquivo)

Operação deflagada pela Polícia Federal na manhã da última terça-feira (23), cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra quadrilha que atua no tráfico internacional de cocaína. 

A ação, denominada Ultima Fumus, ocorreu em Ponta Porã, na fronteira entre Brasil e Paraguai. 

De acordo com a PF, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e ordens de bloqueio de ativos financeiros da organização criminosa. 

O principal alvo da ação é um traficante condenado a mais de 30 anos de prisão, que mesmo em regime de prisão domiciliar, coordenava o envio internacional da droga. 

As investigações tiveram início em janeiro do ano passado, quando uma carga de 1,5 tonelada de cocaína que deixou a região de fronteira foi apreendida em Araçatuba (SP). 

A partir daí, deu-se início as apurações e os trabalhos resultaram na deflagração da primeira fase da operação, em setembro do ano passado. 

Na época, a polícia mirou o aparato logístico do esquema.

Agora, nesta nova etapa, o foco são os integrantes do ‘alto escalão’ da organização criminosa. 

“A 1ª fase da operação foi deflagrada em Setembro de 2024, com a identificação do aparto logístico utilizado pela organização criminosa. Já a 2ª fase tem como foco os integrantes do alto escalão. As investigações continuam, com o objetivo de identificar eventuais ramificações do grupo criminoso atuante na região de fronteira seca entre o Brasil e o Paraguai”, relata em nota a Polícia Federal.

Início

A primeira fase da operação foi denominada Carbón Blanco e deflagrada em 12 de Setembro do ano passado. 

Durante a operação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária, além da suspensão de atividades de pessoa jurídica em Birigui (SP), Camapuã (MS), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS) e São Paulo (SP).

Informações de Dourados News.

SIGA-NOS NO Google News