Polícia
Ministério da Agricultura proíbe venda de 12 marcas de azeite de oliva
Órgão emitiu um novo alerta de risco aos consumidores sobre a comercialização; veja a lista
Terça-feira, 22 Outubro de 2024 - 17:50 | Da redação, Marina Romualdo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu na segunda-feita (21) um novo alerta de risco aos consumidores sobre a comercialização de 12 marcas de azeita de oliva desclassificadas por fraude. São elas – La Ventosa; Alonso; Quintas D’Oliveira; Olivas Del Tango; Vila Real; Quinta de Aveiro; Vincenzo; Don Alejandro; Almazara; Escarpas das Oliveiras; e Garcia Torres.
As fiscalizações e coletas de amostras são conduzidas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, com análises realizadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA). Com base nos testes físico-químicos, os produtos foram desclassificados por não atenderem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pela Instrução Normativa nº 01/2012, sendo considerados impróprios para consumo.
As análises detectaram a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição dos azeites, comprometendo a qualidade e a segurança dos produtos. Os produtos também representam risco à saúde dos consumidores, dada a falta de clareza sobre a procedência desses óleos.
Vale ressaltar também que Algumas das empresas responsáveis por essas marcas estão com CNPJs suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que reforça a suspeita de fraude. A comercialização desses produtos configura uma infração grave, e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.
Consumidor – O cliente que adquirir essas marcas devem interromper o uso imediatamente e buscar a substituição conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Já as denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra.
A operação faz parte de uma série de ações do Mapa para combater fraudes no mercado de azeites, apontado como o segundo produto alimentar mais fraudado no mundo.
Inclusive, para evitar ser enganado, alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher os produtos como – desconfie sempre de preços abaixo da média; se possível verifique se a empresa está registrada no Mapa; não compre azeite a granel; é importante estar atento à data de validade e aos ingredientes contidos; e opte por produtos com a data de envase mais recente.
Por conta da situação de fraudes, o Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) reforça a orientação para garantir a segurança e a saúde nas relações de consumo. Para isso, caso o cliente encontre algum desses produtos, denuncie pelo 151 ou pelo site do procon.
Veja abaixo a lista com marcas e lotes:

Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060