Polícia
Investigado é preso com material de abuso sexual infanto juvenil
Pais e responsáveis devem monitorar e orientar seus filhos para se protegerem no mundo virtual e real
Quinta-feira, 04 Setembro de 2025 - 15:48 | Issel Chaia

A Operação Cão Sarnento, deflagrada nesta quinta-feira (04), cumpriu o mandado de busca e apreensão, em Campo Grande. Durante o cumprimento da medida judicial, a Polícia Federal localizou no celular do investigado, conteúdo de violência sexual de crianças e adolescentes, sendo preso em flagrante.
O investigado poderá responder por crimes de armazenamento e compartilhamento de material contendo cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes.
Alerta - Ainda, a PF deixa um alerta sobre o uso da nomenclatura "pornografia", que por mais que seja utilizada na legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 - Estatuto da Criança e do adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, para a comunidade internacional é melhor nessas situações é referir-se a crimes de "abuso sexual de crianças e adolescentes" ou mesmo "violência sexual de crianças e adolescentes", pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência nas vítimas desses crimes.
Pais e responsáveis devem monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, afim de proteger dos riscos de abusos sexuais. Como meios de se abordar o assunto, é necessário conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar de que forma é melhor utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de maneira segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens podem ser medidas de proteção.
Mudanças de comportamento, como por exemplo, isolamento repentino ou segredo em relação ao uso de celular e computador, podem indicar situações de risco. É importante ensinar às crianças e adolescentes como agir ao ser contactado com alguém inadequado em ambientes virtuais, alegando que sempre podem e devem pedir ajuda.
Prevenir é a forma mais eficiente de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, sendo que, a informação segue sendo o instrumento capaz de salvar vidas.
Últimas Notícias
- Natal - 18:05 Corumbá abre Jardim de Natal com shows, feira de artesanato e presépios
- Jair Bolsonaro - 17:35 Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão
- Nova Andradina - 17:05 Homem é encontrado morto por familiar em quitinete
- Nacional - 16:35 Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
- Economia - 16:05 Governo estadual orienta sobre prazos e vantagens no ITCD, Refis e IPVA
- Dourados - 15:35 Ex-candidato ao Governo de MS é preso por estupro de vulnerável
- MS-156 - 15:05 Indígenas promovem nova interdição na MS-156 em Dourados
- Moradia - 14:35 Famílias conquistam o primeiro imóvel durante o 10º Feirão Habita CG
- Segurança - 14:05 Corumbá lança campanha “Celular Seguro” com ação integrada
- Natal - 13:35 Natal Encantado ganha roda-gigante de 26 metros em Dourados

