• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Casa da Mulher Brasileira passa atender crianças vítimas de violência durante plantão

Medida é provisória até que um centro de atendimento voltado às crianças seja construído

Sexta-feira, 03 Março de 2023 - 08:12 | Marina Romualdo


Casa da Mulher Brasileira passa atender crianças vítimas de violência durante plantão
(Foto: Arquivo/Diário Digital)

Com tantos casos de violência e estupro contra crianças e adolescentes, a Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres (DEAM) vai passar a atender essas vítimas a partir deste final de semana, em Campo Grande (MS).

A medida é provisória até que um centro de atendimento voltado às crianças seja construído. O projeto teve mais força após a trágica morte da pequena Sophia de Jesus Ocampo, de apenas 2 anos de idade.

De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, o episódio que envolveu a morte da pequena não pode ser repetir. "Não podemos permitir que crimes dessa gravidade voltem a ser praticados e fujam a repressão, de modo também que essa repressão seja exemplar, para ter o efeito pedagógico”.

“Adotamos as medidas que poderíamos, concernentes à polícia judiciária. A maioria desses crimes tem ocorrido dentro das nossas residências, e as ações para coibir isso transcendem a competência da Segurança Pública. É necessária a transversalidade na ação e pedimos o apoio do profissional da Educação e de Saúde no combate a esse crime, pois eles podem identificar e perceber mudanças no comportamento da criança no dia a dia", explicou.

Diante disso, em situação emergencial a DEAM atenderá crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência. Além disso, um núcleo do  Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) deve ser implementado na delegacia.

Por fim, Videira destaca que está trabalhando para o Estado tenha a Delegacia Esp. de Proteção à Criança e ao Adolescente tenha plantão 24h por dia. 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  violencia  criancas  deam  atendimentos